Campina Grande sedia o 28º Salão do Artesanato

publicado: 10/06/2018 00h05, última modificação: 09/06/2018 03h36
Salão.jpg

Trabalhos produzidos pelos artesãos paraibanos estarão no Salão que será aberto terça-feira e vai até o fim do ano - Foto: Teresa Duarte

tags: campina grande , salão de artesanato

Teresa Duarte

Tendo como tema “Diversidade Cultural”, começa na próxima terça-feira (12) a 28ª edição do Salão do Artesanato da Paraíba, em Campina Grande. O evento, que é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico/Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), vai acontecer até o dia 30 próximo, contemplando mais de 300 artesãos, em trabalhos de diversas tipologias, a exemplo da madeira, fibra, metal, crochê e habilidades manuais.

A abertura oficial do evento será às 19h, na Avenida Severino Bezerra Cabral, no antigo posto Brasília, bairro de Catolé, em Campina Grande. O Salão do Artesanato Paraíba já se tornou uma importante vitrine para o artesanato do Estado, aquecendo a economia paraibana e valorizando a cultura popular, sendo ele realizado em duas edições, a primeira no mês de janeiro, em João Pessoa, e a segunda durante o mês de junho, em Campina Grande.

Com entrada gratuita, o salão estará aberto ao publico no período das 14h às 21h, com uma vasta programação cultural, oficinas e palestras. Conforme a gestora do PAP, Lu Maia, nesta edição está envolvida mais de 3,5 mil pessoas, contemplando diversas cooperativas e associações, e a expectativa é de que mais de 50 mil pessoas prestigiem o evento entre paraibanos e turistas, fazendo um montante em vendas de R$ 1.000.000,00 (hum milhão de reais), inclusive já considerando o tempo de realização, ou seja, 19 dias.

O Programa de Artesanato da Paraíba desde a sua fundação vem cadastrando artesãos de todo o Estado da Paraíba, priorizando o artesanato de raiz, que traz uma identidade cultural do povo paraibano, com riqueza estética e cultural, ou seja, arte indígena; brinquedos populares; barro e cimento; metal; madeira; fibra; algodão colorido; fios (renda renascença, fuxico, bordado, crochê, batik, vagonite, capitone, macramê, patchwork, labirinto; couro; habilidade manuais; osso; pedra; tecelagem; gastronomia; xilogravura e cordel.

Artesãs de Ingá estarão presentes no evento

No município de Ingá, Distrito de Pontina, diversas artesãs estão presentes em todas as edições do Salão do Artesanato da Paraíba comercializando os seus trabalhos em labirinto e patchwork que já se tornaram referência turística na região e, a cada ano os produtos vem com inovações.

Esse é o caso da Creosvalda Silva Araújo que é participante do salão do artesanato há 12 edições comercializando sempre o seu trabalho em patchwork, técnica na qual é feita a junção de recortes de tecido formando figuras geométricas. A técnica convencional é feita com o auxílio da máquina de costura, porém, esse trabalho também pode ser feito com cola, quando a intenção é aplicar recortes de tecido em superfícies como paredes, e caixas de MDF, sendo ele mais usado como técnica em peças decorativas nas residências, a exemplo de tapetes, passadeiras, colcha de cama, almofadas, entre outras.

Creosvalda aplicava essa técnica em peças decorativas, tendo como carro chefe os tapetes. Na última edição do salão de artesanato ela teve um apurado de R$12.00,00 na comercialização de peças expostas e de encomendas. Na 28ª edição do Salão do Artesanato da Paraíba, em Campina Grande, ela decidiu inovar a sua arte e agora passou também a confeccionar peças do vestuário em patchwork, “nesta edição do salão eu farei um grande desfile de moda composto de 15 peças confeccionadas em patchwork, sendo essa uma das grandes novidades para o público participante”, explicou.

O trabalho em peças confeccionadas na madeira também é um dos destaques do salão. São flores, esculturas, luminárias, pássaros, entre outras belas peças confeccionadas pelo artesão Márcio Greick, do município de Nova Palmeira, que o público vai encontrar. A beleza das esculturas, vasos e máscaras esculpidas pelo artesão Sérgio Teofilo, do município de Dona Inês, também compõem a beleza do cenário no salão, aliado aos demais produtos do artesanato de raiz do povo paraibano.