Notícias

Capacitação de professores: abertas as inscrições para 2ª etapa do projeto Comitê nas Escolas

publicado: 24/08/2021 08h32, última modificação: 24/08/2021 08h32
capacitacaoprofessores.jpeg

tags: aesa , comitê bacias hidrográficas , capacitação , professores , recursos hídricos

Estão abertas as inscrições para a segunda etapa do projeto Comitês nas Escolas. O programa, desenvolvido em parceria pelo Comitês das Bacias Hidrográficas Estaduais e Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), capacita professores e gestores da rede pública estadual sobre a gestão dos recursos hídricos. Os servidores que quiserem participar devem solicitar os formulários enviados aos gestores das escolas e preencher até a próxima sexta-feira (27).

Nesta nova fase, o Comitê nas Escolas atenderá 87 escolas urbanas, rurais e indígenas em 36 municípios paraibanos, localizados nas áreas de abrangência das bacias hidrográficas dos rios Mamanguape, Camaratuba e Miriri, regiões de atuação do Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN).

Para o diretor-presidente da Aesa, Porfírio Loureiro, o projeto fortalece a gestão participativa, que é indispensável no gerenciamento dos recursos hídricos. “A gestão da água é alcançada quando a sociedade e os usuários estão inseridos no sistema de recursos hídricos. Neste sentido, o projeto é uma maneira de envolver esses atores sociais na gestão. Para isso, a Aesa presta apoio a esta iniciativa dos Comitês das Bacias Hidrográficas, que são a base desse sistema”, explicou.

O Comitê nas Escolas foi lançado no dia 24 de março de 2021, na Semana Estadual de Mobilização em Defesa da Água. Além da Aesa, também contribuem para o projeto: Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Seirhma), Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e a Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT).

O técnico do núcleo de educação em direitos humanos e da SEECT, Antônio Manoel, explicou que neste momento também serão contempladas escolas indígenas potiguaras. “Essa população será beneficiada com mais conhecimento e assim deverá elaborar planos, programas e projetos para utilização dos recursos hídricos em suas comunidades, fortalecendo os esforços para preservar seus ecossistemas aquáticos”, destacou.

Outras 310 escolas estaduais localizadas nas regiões de abrangência do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba devem ser contempladas nas próximas etapas. “Investir na formação continuada de professores é essencial para a construção do conhecimento dos alunos, visto que a escola ainda é o melhor caminho para formar bons cidadãos”, ressaltou ainda Antônio Manoel.

Primeira etapa - Mais de 100 professores e gestores participaram das ações do projeto desenvolvendo materiais com a utilização do kit educativo Comitês nas Escolas. A professora da Escola Estadual Maria de Lourdes, Laíse América de Almeida Lima, destacou a qualidade da capacitação.  

“O projeto veio para sensibilizar os professores sobre a importância desta temática ser melhor trabalhada nas escolas, desde o fundamental até o ensino médio. E para isso nos trouxe um material de apoio excelente e nos apresentou a importante atuação da Aesa. Além disso, tivemos uma excelente formação, que permitiu a troca de experiências entre educadores e gestores do Estado sobre o trabalho desenvolvido com o tema da água”, elogiou.

As capacitações são realizadas no formato virtual com duração de 15 horas. Para a capacitação, os alunos receberão um kit educativo, desenvolvido para trabalhar a gestão dos recursos hídricos de maneira interativa em suas instituições de ensino. O material já está disponível para download no site aesa.pb.gov.br. Quem quiser mais informações pode mandar e-mail para comitesnasescolas@comitesparaiba.com.br.