Capital tem 30 famílias em abrigos após fortes chuvas

publicado: 17/06/2019 10h22, última modificação: 17/06/2019 10h36
barreira_castelo_branco-foto-edson_matos  (3).JPG

A barreira cedeu em encosta do Castelo Branco, atrapalhando o trânsito na BR-230. Moradores de casas que ficam na área foram retirados. - Foto: Foto: Edson Matos

tags: chuvas , forte chuvas , defesa civil , inverno

por Mércia Dantas*

Trinta famílias estão desalojadas em João Pessoa por causa das chuvas que caíram desde a última quarta-feira. Elas estão em casas de familiares ou nos abrigos preparados pela prefeitura da capital.

No ginásio da Escola Seráfico da Nóbrega, em Manaíra, estão mais de 60 pessoas, a maioria, do Bairro São José, um dos pontos mais afetados pelas chuvas. No bairro, várias ruas continuavam alagadas ontem por conta do nível do Rio Jaguaribe, que subiu bastante.

As famílias estão recebendo cestas básicas, água potável colchonetes e doações de roupas e cobertores. As doações podem ser feitas diretamente às famílias, na escola, ou na associação dos moradores do Bairro São José. Muitos perderam todos os móveis por causa da água que invadiu as casas.

Na Comunidade São Rafael, no Castelo Branco, seis famílias precisaram ser remanejadas definitivamente, porque suas casas serão demolidas. Outras foram remanejadas temporariamente para outros locais diante do risco de desabamento das casas ou de deslizamento de barreiras.

Também em razão de ocupação irregular da área do Castelo Branco e obstrução de uma galeria, parte da encosta no KM 19 da BR-230, sentido João Pessoa/Cabedelo, desmoronou, provocando uma fila quilométrica de veículos que sofreram desvio no percurso por outros acessos no bairro e na Avenida Pedro II.

Uma reunião com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) foi realizada com o objetivo de planejar uma solução mais rápida e viável, a fim de evitar novos deslizamentos na encosta ao lado da via federal. “A lona de proteção da encosta é um paliativo que ajuda, mas infelizmente, em cima da crista da barreira houve essa ocupação com obstrução de galeria”, lembrou Noé.

Dezenove famílias estão abrigadas provisoriamente no ginásio de uma escola localizada no bairro de Manaíra.

Defesa Civil: “Número de vítimas caiu”

Choveu 335mm nas últimas 30 horas na capital, que possui 27 áreas consideradas de risco. A Defesa Civil recebeu cerca de 20 pedidos de ajuda.

Segundo a Coordenadoria de Defesa Civil de João Pessoa, choveu 335mm nas últimas 30 horas. O coordenador Noé Estrela informou que foram registrados mais de 20 chamados, mas nenhum caso grave com óbitos e queda de casas foi notificado, graças a um plano de contingência envolvendo várias secretarias municipais, permitindo que, nos últimos seis anos, o número de famílias desalojadas caísse de cinco mil para 30. “Em 2013, com um volume de 187 mm, milhares ficaram desalojadas, mas hoje, essa situação foi revertida”, informou.

As famílias desalojadas em João Pessoa são moradores dos bairros São José, Bessa, Engenho Velho e São Rafael.

O Plano de Contingência, coordenado pela Defesa Civil, para prevenção dos transtornos provocados pelo excesso de chuvas na capital envolve a limpeza de galerias, limpeza dos rios, poda de árvores, replantio de encostas, entre outros. “Enquanto Recife, com 187 mm de chuvas, registra óbitos em decorrência dos transtornos pelo elevado índice pluviométrico, João Pessoa, com mais de 300 mm, não tem nenhum incidente grave”, informou Noé. João Pessoa possui 27 áreas de risco.

A ladeira entre os bairros do Castelo Branco e Miramar continuava alagada ontem pelas águas do Rio Jaguaribe.

Bombeiros resgataram 50 pessoas

O Corpo de Bombeiros da Paraíba tem sido um dos principais aliados às vítimas que se encontram em locais inundados e de difícil acesso. Nas últimas 30 horas, os bombeiros militares conseguiram resgatar ou afastar de local de perigo iminente na capital, 50 pessoas, entre elas, crianças, idosos, um adolescente e uma pessoa acamada.

As guarnições atuaram em diversas áreas de alagamentos em João Pessoa nos bairros São José, Comunidade São Rafael e Miramar.

O CBMPB deixa algumas dicas para esse período de chuvas intensas, como: desligar aparelhos elétricos no quadro geral de energia; observar alteração nas encostas; permanecer em local abrigado, e em caso de situação de inundação, ou similar, proteger seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.

Para obter mais informações junto à Defesa Civil, basta ligar para o telefone 199 e Corpo de Bombeiros, telefone 193.

*matéria publicada originalmente na edição impressa de 15 de junho de 2019.