Notícias

Capitania dos Portos fiscaliza embarcações na Paraíba

publicado: 06/01/2017 00h05, última modificação: 05/01/2017 19h49
EMBARCAÇÃO  PRAIA_TAMBAÚ_F.jpg

Durante a vistoria realizada ontem, não foi encontrada nenhuma irregularidade nas embarcações - Foto: Evandro Pereira

tags: capitania dos portos , operação verão


Cardoso Filho

A Capitania dos Portos está realizando constantes fiscalizações na orla marítima da Paraíba. Na manhã de ontem, uma equipe de militares esteve em Cabedelo para vistoriar os ônibus-barcos que fazem a travessia até Costinha. A vistoria é realizada periodicamente, tanto nas balsas como nas marinas, para verificar as condições de funcionamento das embarcações.

Os militares começaram a fiscalização por volta das 6h e, inicialmente, não constataram nenhuma irregularidade. Foi realizada uma checagem geral, quando são verificados itens de segurança obrigatórios, bem como documentação e condições da embarcação. O objetivo é oferecer segurança e proteção ao usuário, disse o sargento Franklin Alves de Andrade, encarregado da Seção de Inspeção Naval da Capitania dos Portos.

Desde o início da Operação Verão 2016/2017, no dia 15 de dezembro, já foram notificadas seis embarcações, com a apreensão de três delas, juntamente com os títulos de inscrição junto à Capitania dos Portos que estavam vencidos.

Segundo o sargento Franklin Alves, as apreensões foram motivadas, além do título de inscrição vencido, pela falta de habilitação e ainda da prática de manobras arriscadas em área de banhistas, oferecendo riscos. Essas embarcações somente poderão voltar a circular após sanar as irregularidades e serem julgados os autos de infração.

A ação é realizada todos os anos nas áreas de maior concentração de embarcações de esporte e recreio na Paraíba, neste período em que aumenta a intensidade do tráfego desses tipos de embarcações.

A Operação Verão 2016/2017 inclui também ações de presença de agentes da autoridade marítima brasileira em entidades náuticas, clubes, marinas e colônias de pescadores e fornece dicas sobre as principais normas de segurança da navegação.

Acidentes
Dados da Superintendência de Segurança do Tráfego Aquaviário da Diretoria dos Portos e Costas (DPC) mostram que somente no verão de 2015/2016 ocorreram mais de 40% do total dos acidentes registrados até novembro do ano. As lanchas e motos aquáticas se destacam nas estatísticas. Nos últimos três verões, elas representaram mais de 70% dos casos registrados com embarcações de esporte e recreio.

De acordo com informações da DPC, a principal causa dos acidentes em embarcações de esporte e recreio é a falha humana. A campanha traz como tema a valorização da segurança da família e dos banhistas durante as atividades de lazer com peças que frisam a importância de se adotar atitudes conscientes para prevenir acidentes e preservar a vida não apenas dos responsáveis pela embarcação, mas de todos os que estão a sua volta.

Naufrágio, abalroamento, queda de pessoas na água, incêndio e colisão são os casos que mais se destacam nas estatísticas. De dezembro de 2015 a março de 2016, as embarcações que mais se envolveram com esses acidentes durante o lazer foram lanchas (58%), motos aquáticas (15%) e botes (14%).

Durante a Operação Verão 2016/2017, a Capitania dos Portos da Paraíba se mobiliza para verificar o cumprimento das regras de segurança da navegação. Para isso, agentes da autoridade marítima brasileira intensificarão as ações de fiscalização, envolvendo os seguintes aspectos: habilitação dos condutores, documentação da embarcação, material de salvatagem (coletes e boias), extintores de incêndio, luzes de navegação, a lotação e o estado da embarcação. Além disso, são utilizados etilômetros, tendo em vista que é proibido o consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores.