Notícias

Caprinovinocultura é incentivada em comunidades do Semiárido da PB

publicado: 31/01/2018 07h40, última modificação: 31/01/2018 07h40
31-01-2018-F-procase.jpg

A Associação dos Ovinocaprinocultores de Ouro Velho recebeu matrizes e reprodutores para caprinocultura, objetivando fortalecer a atividade produtiva na região - Foto: Secom-PB

tags: caprinovinocultura , procase , semiárido , ouro velho


Redação com Secom-PB

O governo do estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds) e Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), apoia empreendimentos produtivos nos territórios do Cariri Ocidental, Cariri Oriental, Curimataú, Seridó e Médio Sertão. Esses projetos incluem ações nas áreas de caprinovinocultura, fruticultura, pequenas indústrias, artesanato, empreendimentos associativos e cooperativos, e outras atividades relativas à economia rural local, onde o projeto atua no fortalecimento de cadeias produtivas já existentes ou que apresentem fortes indicadores de consolidação e crescimento.

Na sexta-feira (26), a Associação dos Ovinocaprinocultores de Ouro Velho recebeu, por meio do Procase, matrizes e reprodutores para caprinocultura, objetivando fortalecer esta atividade produtiva na região. Além da aquisição de animais, a comunidade também está sendo beneficiada com a implantação de kit de irrigação e de um campo de produção de forragem, com palma resistente à cochonilha do carmim consorciada com sorgo; e aquisição de um tanque de resfriamento e uma moto ensiladeira.

Com o prolongado período de estiagem, a produção de leite foi drasticamente reduzida e poucas famílias ainda detêm animais, devido ao elevado custo da alimentação e também em decorrência da falta de recursos hídricos. As ações do Procase auxiliam a comunidade a suprir, por meio de técnicas de convivência com o Semiárido, as demandas nutricionais e alimentícias do rebanho, auxiliando na melhoria do suporte hídrico e forrageiro. Além disso, a aquisição de um tanque de resfriamento e melhoramento da infraestrutura de recebimento do leite proporciona um melhor acondicionamento da produção.

A atuação do Procase no local beneficia direta e indiretamente cerca de 60 pessoas que residem na região e representa um investimento de R$ 134.786,82. Em todo projeto, são 54 empreendimentos produtivos na área de caprinovinocultura, que representam a distribuição de 4.091 animais, beneficiando 1.317 famílias do semiárido paraibano.

O Procase é fruto da parceria entre o governo do estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do Semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.