Notícias

Casa Militar do Governador realiza curso de segurança de autoridades

publicado: 14/11/2017 16h05, última modificação: 14/11/2017 16h17
6.jpg

A aula inaugural do Curso de Segurança de Autoridades 2017 foi realizada na manhã de ontem no salão nobre do Palácio da Redenção - Foto: Secom-PB

tags: casa militar do governador , curso de segurança de autoridades , palácio da redençao , polícia civil


A Casa Militar do Governador (CMG) realizou na última segunda-feira (13), no salão nobre do Palácio da Redenção, a aula inaugural do Curso de Segurança de Autoridades 2017, que vai capacitar 27 oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, bem como integrantes da Polícia Civil e órgãos vinculados, com 16 disciplinas específicas da área, que somam 174 horas/aula de formação. A aula inaugural contou com uma palestra do jornalista Walter Galvão, com o tema 'Inteligência Relacional para a Comunicação Midiática em Segurança de Dignatários'.

O secretário-chefe da Casa Militar do Governador, tenente-coronel Anderson Pessoa, disse que o curso é um marco técnico na área de segurança. “Há 17 anos que esse curso não era realizado. Só tivemos um no ano de 2000, então reformulamos a grade curricular com o que tem de mais atual no país, temos instrutores formados em estados que são referência no assunto, tudo para difundir o conhecimento em todas as partes do estado, para termos oficiais formados com o curso em todas as regiões, já que a Paraíba constantemente recebe autoridades das mais diferentes áreas”, ressaltou.

O curso terá duração de três semanas e será realizado no Centro de Educação da Polícia Militar, em João Pessoa, com aulas de disciplinas de doutrina de segurança de autoridades; aparição em público; escoltas; segurança física de instalações; atentados e ações de contra emboscada; explosivos varreduras e inspeções; tiro tático de defesa; direção defensiva e evasiva; defesa pessoal; eventos com uso de aeronaves; salvamento aquático; combate a incêndio e técnicas de evacuação; primeiros socorros; cerimonial e etiqueta; atividades práticas; e atividades administrativas propostas pela coordenação.

A retomada do curso, após 17 anos, já projeta uma nova edição para o próximo semestre. Entre os anos de 2015 e 1016, a Casa Militar do Governador já promoveu quatro estágios de capacitação nessa área, alcançando mais de 100 policiais e bombeiros com esse conhecimento específico.