Notícias

Casarões abandonados apresentam riscos a motoristas e pedestres em JP

publicado: 02/08/2017 00h05, última modificação: 02/08/2017 11h17
centro.jpg

O abandono dos casarões pode ser visto em vários pontos do Centro, como na avenida Visconde de Pelotas e na rua Duque de Caxias - Foto: Ortilo Antônio

tags: casarões , joão pessoa , centro histórico , abandono , iphaep


José Alves

Neste período chuvoso aumenta o perigo de desabamento em alguns casarões localizados no Centro Histórico de João Pessoa e em outras ruas e avenidas da cidade. Há anos os casarões vêm se deteriorando e apresentando perigo para motoristas, pedestres e comerciantes por causa do abandono dos proprietários. Segundo informações do Iphaep, atualmente existem cerca de 60 ou 70 prédios antigos em situação de risco e a responsabilidade do estado de conservação dos imóveis é dos proprietários.

O Iphaep é responsável pela preservação dos casarões, contra qualquer intervenção de mudança de fachada dos prédios. Qualquer mudança tem que passar por aprovação do conselho do órgão.

Por conta do abandono dos proprietários, o Centro Histórico de João Pessoa tem sido alvo constante de reclamações da sociedade, principalmente de empresários e comerciantes que trabalham na área. O problema é que a maior parte dos imóveis abandonados pertence a herdeiros. O Iphaep sempre buscou a localização dos proprietários dos imóveis, mas muitos deles já não residem em João Pessoa.

O abandono dos casarões pode ser visto em vários pontos, como na avenida Visconde de Pelotas, João Suassuna, na rua Duque de Caxias e na rua da Areia, entre outras. Sem a presença dos proprietários, fica difícil a revitalização de muitos imóveis.