Contraste

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Paraíba > Cearte em Casa faz apresentações artísticas semanais nas redes sociais

Notícias

Cearte em Casa faz apresentações artísticas semanais nas redes sociais

por publicado: 21/05/2020 10h02 última modificação: 21/05/2020 10h02

 

O Centro Estadual de Arte (Cearte) resolveu criar um espaço de compartilhamento entre professores, alunos e público em geral: o Cearte em Casa. O evento será realizado nas redes sociais da instituição todas as terças e quintas-feiras com entrevistas e pocket shows. A intenção é levar arte e cultura ao público neste período de pandemia, ao mesmo tempo em que se cria um lugar de convergência cultural. A abertura das apresentações será nesta quinta-feira (21), às 16h, com a cantora, atriz e poeta Priscilla Cler.

O Cearte oferece periodicamente, em João Pessoa, cursos nas áreas de Artes Visuais, Dança, Música, Audiovisual, Literatura e Teatro, além de ter programas de interiorização de cultura e educação pelo estado. Com o Cearte em Casa a ideia é levar em apresentações virtuais, via Instagram (ceartepb) e YouTube, o que seus professores fazem em sala de aula e como artistas. 

“Esta é uma ação para reforçar a ação da escola nas redes e reativar os laços afetivos da comunidade da escola. Surge como resultado do isolamento, mas pretende ter continuidade mesmo depois que este período passar. A intenção principal é apresentar os professores-artistas e falar sobre o trabalho que desenvolvem no Cearte”, conta Odécio Antonio, também professor do Centro e quem mediará os encontros. 

“A ideia é ser uma live descontraída, uma conversa propositiva sem alienar sobre a nossa situação de isolamento, fazer uma pequena entrevista para as pessoas conhecerem e reconhecerem o professor(a), fazer uma pequena explanação sobre o tema norteador e intercalar com a arte de cada convidado. No caso de Priscilla, teremos a live recheada de música cantada por ela”, frisa Odécio.

A cultura: apoio deste momento - Para a diretora do Cearte, Laura Moreno, as redes sociais, neste período atípico de pandemia e quarentena, trazem a oportunidade de manter e fortalecer os vínculos com a sociedade em geral.

“O Cearte, além de sua missão de oferecer o acesso ao ensino da arte, também é um Centro Cultural onde todos os artistas são docentes e estão em plena produção e atividade em sua carreira”, lembra Laura, pontuando também que a intenção é agregar cultura, educação e descontrair, num momento onde já existe tanta tensão e preocupações, entre elas as dificuldades financeiras vividas pelo meio cultural. “Nesse momento vemos como a arte é importante, mas também vemos que muitos têm dificuldades e não veem um programa de atenção a categoria. Nós que estamos tão empenhados com isso nos sentimos muito comprometidos com toda a categoria”.

O Cearte em Casa é, assim, também a oportunidade de cada professor publicizar o que faz através de uma pequena apresentação. “Nós identificamos o quanto a arte e a cultura estão sendo importantes. É um espaço para que todos tenham acesso ao universo, tanto do conhecimento da arte quanto da fruição da arte. Um momento para poder desfrutar o que faz cada professor e os artistas do mundo da arte em geral”. 

Todas as lives devem ter duração máxima de 30 minutos e serão disponibilizadas nos perfis institucionais do Centro Estadual de Arte, no Instagram e no YouTube. Dentro da programação está prevista uma live com cada professor. Por enquanto há três lives agendadas: A primeira com Priscilla Cler (21/05); depois Lucíola Fernandes (26/05) e Kleiton D'Araujo (28/05). 

Sobre Priscilla Cler - A atriz é natural de Belo Horizonte (MG), bacharel em Interpretação Teatral pela UFMG, licenciada em Música com Habilitação em Canto Lírico e mestre em Artes. Atua profissionalmente como atriz, cantora, instrumentista, professora de canto, preparadora vocal, diretora teatral e poeta. É professora do Cearte desde 2017 e ministra os cursos de Canto Para Teatro e Técnica Vocal.

Sobre Odécio Antonio - Odécio Antonio é natural de São João da Boa Vista (SP), licenciado em Ciências Sociais pela UFPB e mestre em Comunicação na linha de pesquisa de Culturas Midiáticas Audiovisuais. Atua profissionalmente como realizador audiovisual, ator, preparador de elencos para audiovisual, professor de clown e de atuação para câmera. É professor do Cearte desde 2011 e coordena o projeto Circulandô, que interioriza o ensino de arte no estado da Paraíba.

Serviço

Cearte em Casa

Todas as terças e quintas-feiras

Abertura:

Dia:21/05/2020

Hora: 16h

Com: Priscilla Clear e Odécio Antonio

Onde: No Instagram do Cearte @ceartepb (https://www.instagram.com/ceartepb/)

A live desta quinta também poderá ser acompanhada pelo instagram de 

@pricler e @odecioantonio

BR 101 - KM 03 - Distrito Industrial - João Pessoa-PB - CEP: 58.082-010
CNPJ 01.518.579/0001-41