Notícias

Chegada do verão traz alerta sobre os cuidados com a pele

publicado: 14/11/2017 21h05, última modificação: 14/11/2017 21h32
5.jpg

Terezinha e o marido já retiraram várias leões na pele e, por isso, adquiriram o hábito de utilizar óculos escuros e protetor solar - Foto: Edson Matos

tags: verão , cuidados com a pele , praias , protetor solar


Teresa Duarte

O forte sol do verão, que já toma conta do litoral paraibano, requer cuidados e a preocupação com a proteção da pele e dos olhos. Conforme a dermatologista Esther Palitot, a exposição ao sol sem os devidos cuidados com a pele pode acarretar problemas agudos e crônicos. Por isso ela alerta a população sobre os riscos à saúde e orienta que devemos evitar a exposição ao sol entre as 10h e as 16h, considerado o período mais perigoso e de maior incidência de raios ultravioletas, causadores do câncer de pele.

“Nós moramos em uma região cujo sol predomina e, quando chega a estação do verão, período mais perigoso e de maior incidência de raios ultravioletas, causadores do câncer de pele, requer intensificar o uso do protetor solar, óculos escuros, chapéu ou boné e tomar bastante liquido”, alerta. De acordo com estimativas da Secretaria da Saúde do Estado, a exposição excessiva ao sol vem fazendo com que os casos de câncer de pele, melanoma ou não-melanoma, chegassem aos 2,1 mil entre 2016 e o primeiro semestre deste ano.

Dona Maria da Guia Bernardo da Silva comercializa chapéus na orla da Praia de Tambaú há 18 anos e revela que, apesar da constante exposição ao sol, nunca adquiriu um câncer de pele. “Eu nunca tive problemas porque uso bastante protetor solar, chapéu e roupas apropriadas para proteger a pele do sol”. Já Terezinha Marcelino e o seu marido não tiveram a mesma sorte que a vendedora. Eles contam que já retiraram diversos manchas na pele porque não tinham cuidado, porém, a incidência da doença fez com que o casal adotasse novos costumes.

“O meu marido, por ser muito branco e de olhos claros, já foi bastante castigado. Nós morávamos na praia e vivíamos expostos ao sol sem nenhuma preocupação. Agora, a coisa é diferente. Nós usamos bastante protetor, chapéu, óculos, procuramos uma boa sombra e também nos hidratamos com bastante água”.

Seu Antônio Silvino, além de ter a sua pele exposta ao sol, também tem problemas de rouquidão porque passa todo o dia gritando e oferecendo água mineral e dindim (picolé em saquinho) aos banhistas na praia. “Eu trabalho vendendo água mineral e dindim há dois anos e redobro os meus cuidados quando chega a temporada do verão. Além de usar bastante o protetor solar e boné, eu consumo também bastante água porque o calor fica insuportável”, comentou o vendedor.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pele é dividido em dois tipos. O melanoma é o que apresenta a menor porcentagem dos cânceres registrados, mas é o mais grave, com alta possibilidade de metástase, que ocorre quando o câncer se propaga por outras partes do corpo. Se identificado em fase inicial, a chance de cura é considerada boa. A Paraíba possui quatro hospitais ativos que realizam o tratamento do câncer de pele e de outras doenças cancerígenas, sendo dois locais em João Pessoa, o Hospital Napoleão Laureano e o Hospital São Vicente de Paula, e dois em Campina Grande, sendo o Hospital Universitário Alcides Carneiro e a Fundação Assistencial da Paraíba (FAP). A dermatologista Esther Palitot orienta as pessoas fazerem a aplicação do protetor solar a cada duas ou três horas, ou se for para o mar ou realizar exercício físico, bem como fazer uso de roupas com Fator de Proteção Solar (FPS) e também ingerir bastante liquido.

Dicas de proteção

O ideal é que a pessoa não se exponha ao sol no período entre as 10h e as 16h. Utilizar sempre protetores solares indicados para o rosto e para o corpo, mesmo que o dia esteja nublado (lembrar que o mormaço queima e muito). Tomar bastante líquidos (água de preferência). Reaplicar o protetor a cada duas horas e sempre após entrar no mar ou piscina. Mesmo os à prova d’água e os de “longa duração” vão perdendo sua atuação ao decorrer do dia com o suor e atrito com a roupa. Então, prestar a atenção na seguinte regra: aplicar o protetor solar pela primeira vez ao dia 30 minutos antes de sair de casa para que ele possa ser absorvido pela pele, proporcionando a proteção adequada.

E mais: o banho durante o verão e após a exposição solar deve ser frio. Protejer os olhos com óculos escuros e utilizar bonés, chapéus e viseiras para uma maior proteção. Utilizar sabonetes glicerinados para tomar banho. E não utilizar bronzeadores se o sol estiver muito forte.