Chuvas abundantes caíram na região da Grande João Pessoa durante toda a madrugada até a manhã de ontem, acarretando transtornos e trânsito parado em vários pontos da cidade. Dois alertas foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O primeiro, alerta laranja, teve início às 9h35 e seguiu até às 18h de ontem, com o grau de severidade indicando perigo, com risco de alagamentos e deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. Está vigente também, até às 10h de hoje, um alerta amarelo de perigo potencial.
Segundo a Defesa Civil, nas últimas 24 horas, na capital, choveu o acumulado de 149,8 milímetros (mm). O alto índice pluviométrico registrado causou impactos no tráfego da região. Quem precisou passar pelas BRs que cortam a cidade na manhã de ontem teve que enfrentar lentidão no trânsito. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trecho do km 92, da BR-101, no município de Bayeux, apresentou um fluxo extremamente lento devido ao acúmulo de água na pista. O tráfego ficou comprometido desde o acesso à Perimetral Sul até o viaduto de Oitizeiro, estendendo-se até o viaduto de Bayeux.
Conforme a Secretaria Municipal de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra), os pontos alagados foram no Varadouro, em frente à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU); no Geisel, na lateral da Cidade da Polícia Civil; próximo à ponte entre os bairros de Valentina e Mangabeira e na Avenida Hilton Souto Maior, em frente ao Trevo Auto Shopping. Moradores do bairro do Cristo Redentor também relataram problemas para trafegar pelas ruas. O órgão informou que seus agentes estavam em alerta para eventuais problemas, mas que apesar do nível intenso de precipitação, nenhuma ocorrência foi registrada.
O Coronel Kelson, secretário da Defesa Civil de João Pessoa, esclareceu que o Inmet vem divulgando alertas sobre as chuvas constantemente. “Desde domingo (29), o Inmet publica avisos meteorológicos com previsões de chuva de 20mm/h ou 5mm/dia, indicando baixos riscos de alagamentos e pequenos movimentos de massa. Os avisos colocaram todo o sistema municipal de proteção e defesa civil em estado de atenção, passando a monitorar os eventos previstos e, naturalmente, prestando as informações e orientações necessárias à população”, explicou Kelson, complementando que, “de ontem para hoje, entretanto, as chuvas intensificaram-se na cidade, chegando aos 149, 8 mm, somente em 24h, o que resultou em alertas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem), sobre a possibilidade do movimento de massa moderado, passando a alto ainda durante a madrugada”.
O secretário ainda informou a respeito dos canais pelos quais a população pode entrar em contato com a Defesa Civil. “Por tudo isso, o momento é de reforçar a necessidade de não correr riscos desnecessários e ao sinal de qualquer anormalidade acionar a Defesa Civil, por meio do contato emergencial 199, pelo WhatsApp (83) 98831-6885 ou pelo aplicativo João Pessoa na Palma da Mão”, alertou.
Incidentes
A Defesa Civil também relatou que o muro de uma casa desmoronou no bairro do Grotão, mas ninguém ficou ferido. Nenhum outro incidente foi registrado na manhã de ontem, de acordo com o órgão. Contudo, devido aos vários pontos de alagamentos pela cidade, alguns veículos quebraram ao tentar ultrapassar áreas de acúmulo de água.
Em frente à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), um dos pontos alagados apontados pela Seinfra, Clebson Bernardo estava recolhendo placas de carro e calotas que ficaram no local. Equipado de galocha e roupa impermeável, o coletor de materiais recicláveis costuma dirigir-se ao local em dias chuvosos, pois sabe que muitos veículos tentam atravessar as áreas alagadas e acabam perdendo suas placas. “Estou aqui desde cedo, já passei pela Central de Polícia também, outro ponto que sempre alaga. Já recuperei várias placas e calotas de carro hoje. Quem quiser pegar de volta, é só falar comigo, eu peço só uma ajuda financeira pelo meu trabalho”, comentou Clebson.
Eduardo Felipe estava na região à procura da placa do seu carro. Morador de Bayeux, ele precisou passar pelo entorno da rodoviária, às 7h da manhã, e quando chegou em casa percebeu que estava sem a sua placa e resolveu retornar para procurá-la. “Fiquei muito preocupado e resolvi voltar para tentar encontrar a placa. Mas, como a área estava alagada, não consegui localizá-la. Vi esse senhor recolhendo algumas placas perdidas e tive esperança de que ele tivesse encontrado a minha. Infelizmente, até agora, nada. Vou pegar o contato dele, caso apareça mais tarde”, afirmou.
Alertas do Inmet
As chuvas atingem não apenas a capital e Região Metropolitana. No estado, diversos outros municípios estão sob advertência do Inmet: 47 sob alerta amarelo, incluindo João Pessoa, e 18 sob alerta laranja.
Alerta Amarelo (Perigo Potencial): de acordo com o Inmet, há previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos de 40 a 60 km/h. Existe um baixo risco de falta de energia, queda de galhos, alagamentos e raios.
Alerta Laranja (Perigo): esse alerta indica um alto grau de perigo devido às chuvas intensas, com volumes entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, e ventos de 60 a 100 km/h. As áreas sob esse alerta podem enfrentar falta de energia, queda de galhos, alagamentos e raios.
Seinfra reforça trabalhos na rede de galerias
Desde as primeiras horas de ontem, equipes da Seinfra atuam para reduzir os impactos das chuvas na capital. A pasta intensificou os trabalhos com várias equipes distribuídas pelos bairros da cidade.
As ações na rede de drenagem seguirão com limpeza e desobstrução de galerias, limpeza de bocas de lobo e abertura de lançamentos nos bairros de Cristo, Centro, Geisel, Valentina, Muçumagro, Bessa, Manaíra, Tambaú e Cabo Branco.
Também haverá serviços de manutenção na rede de iluminação pública nos bairros do Altiplano, Mangabeira VIII, Castelo Branco, Tambauzinho, Torre, Roger, Tambiá, Padre Zé, Alto do Céu, Mandacaru, Aeroclube, João Paulo II, Funcionários, Ernani Sátiro, Jardim Veneza, Oitizeiro, Cristo, Rangel, Varjão e Varadouro.
A população, caso necessite em seu bairro, pode solicitar serviços de manutenção da Seinfra — como tapa-buraco, limpeza de galerias, iluminação pública e terraplanagem — por meio do aplicativo João Pessoa na Palma da Mão.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 3 de julho de 2025.