Notícias

Cinco mil policiais participam da Operação Carnaval 2017, que começa amanhã

publicado: 16/02/2017 00h05, última modificação: 16/02/2017 07h15
OPERAÇÃO CARNAVAL.jpg

Gestores dos órgãos de segurança do Estado apresentaram ontem, no auditório da PBTur, o planejamento para a prévia da Folia de Rua e o Carnaval - Foto: Edson Matos

tags: carnaval , operação carnaval , polícia militar da paraíba , governo da paraíba


Cardoso Filho

Os órgãos de segurança apresentaram, na manhã de ontem, no auditório da PBTur, o planejamento para o período carnavalesco em todo o Estado, incluindo a prévia Folia de Rua. A Operação Carnaval terá início amanhã e se estenderá até a manhã da Quarta-Feira de Cinzas (1º de março). O efetivo, envolvendo Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica, será de aproximadamente 5 mil policiais, entre homens e mulheres, para todos os dias do evento.

O delegado Jean Francisco, secretário executivo de Segurança e Defesa Social, disse que o mais importante do policiamento é garantir a segurança do folião em todos os recantos do Estado, mesmo naqueles locais onde os festejos não são difundidos, como Campina Grande, que é voltada para eventos religiosos nesse período.

O delegado revelou que o trabalho dos órgãos de segurança se inicia com o Folia de Rua, através do Corpo de Bombeiros, com a vistoria dos trios elétricos, camarotes e os palcos onde os artistas se apresentarão, e foi enfático ao citar que o importante é “esse trabalho passar sem ser lembrado”, significando que tudo foi feito com responsabilidade. A novidade este ano é a utilização do drone que fornecerá imagens para o Centro Integrado de Comando. Os blocos de maior concentração de foliões receberão atenção especial com policiamento reforçado. Atletas, Virgens de Tambaú, Muriçocas e Cafuçu são blocos que arrastam multidões.

Participaram da coletiva o secretário Jean Francisco, delegados João Alves de Albuquerque (delegado geral), Marcos Paulo (delegado regional), coronéis Euller Chaves, José de Almeida Rosas, Lívio Sérgio Delgado, Jair Carneiro de Barros e Dénis Nery e ainda o diretor do Instituto de Polícia Cientifica, Israel Aureliano. Vários oficiais da PM e delegados de polícia estiveram presentes no auditório da PBTur.

Grupos especiais

A Polícia Militar vai cobrir cerca de 100 municípios com efetivo de mais de 3 mil policiais e 800 viaturas, com foco no Folia de Rua, em João Pessoa. Na Avenida Epitácio Pessoa, onde se concentra o maior número de foliões, serão instalados 12 postos de observação, quatro plataformas, além do uso do drone. Serão utilizados grupos especiais - Choque, Bope, Canil, Gate, entre outros, além do policiamento velado (a paisana).

Policiamento será reforçado no litoral e no interior

Na abertura do Folia de Rua serão designados 230 policiais, sendo que cada bloco será acompanhado por 10 PMs até a chegada no Ponto de Cem Réis. No dia do Bloco Muriçocas do Miramar será instalado, na Avenida Epitácio Pessoa, um posto de comando em frente ao Supermercado Pão de Açúcar, onde será realizada a triagem das pessoas detidas.

Para o período carnavalesco, a Polícia Civil utilizará, em todo o Estado, um efetivo de aproximadamente 1.300 pessoas, entre homens e mulheres. Os policiais serão distribuídos nos Litorais Sul e Norte, com o emprego de 220 viaturas, compreendidas entre carros e motos.

O delegado João Alves de Albuquerque anunciou que em João Pessoa, durante os desfiles dos blocos dos Atletas, das Virgens e Muriçocas, as 3ª, 10ª e 12ª Delegacias Distritais vão funcionar, além da Central de Flagrante, Delegacias de Homicídios, Menores, Mulheres, Móvel e ainda plantões nos polos da Polícia Civil em Alhandra, Lucena, Pitimbu, Jacumã e Baia da Traição.

O major Cristovão Lucas, comandante do Batalhão de Policiamento Ambiental, disse que serão destinadas seis guarnições com o objetivo exclusivo de combate à poluição sonora. Segundo ele, as guarnições irão circular por todos os bairros e quem se sentir incomodado com o som excessivo “é só telefonar para o Ciop – 190 que estaremos prontos para coibir esse tipo de crime”.

Lucas lembrou ainda que o infrator terá o equipamento apreendido e estará sujeito a multa que varia de R$ 5 mil a R$ 50 mil. Outro ponto citado pelo comandante do Batalhão de Policiamento Ambiental é em relação ao policiamento na orla marítima da região de João Pessoa.

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba também apresentou o planejamento para o período carnavalesco. Até a manhã da Quarta-feira de Cinzas, de Acaú a Barra de Camaratuba, serão instalados postos de atendimento ao público com a presença de guarda-vidas.Durante esse período, haverá distribuição de pulseirinhas para crianças, onde constarão o nome delas e dos pais ou responsáveis. Serão instaladas placas informando os pontos críticos na orla marítima, com informações sobre as condições das praias.

O efetivo utilizado pelo Corpo de Bombeiros será de cerca de 330 militares, que estarão no desfile dos blocos do Folia de Rua, nas praias e também no Carnaval Tradição, com equipamentos de salvamento, de pré-hospitalar e ainda de busca e salvamento, principalmente durante o desfile das Muriçocas do Miramar.

A Polícia Científica (IPC) também terá reforço nas equipes durante o período carnavalesco, com equipes nos Núcleos de Medicina Legal de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos e Cajazeiras. Serão utilizados nove veículos pelas equipes de criminalística, além dos rabecões.

De acordo com o diretor do IPC, Israel Aureliano, as equipes foram divididas da seguinte forma: João Pessoa terá quatro viaturas, com quatro peritos criminais e quatro técnicos em perícia; em Campina Grande serão duas viaturas, dois peritos criminais e dois técnicos em perícia; Guarabira, um perito criminal, um técnico em perícia e uma viatura. Os núcleos de Patos e Cajazeiras terão os mesmos números de profissionais. Os Núcleos de Medicina e Odontologia Legal de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira e Patos funcionarão normalmente com peritos médicos e odontolegistas e necrotomistas. Todos terão viaturas para remoção de cadáveres e ainda contarão com peritos químicos.