Contraste

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Paraíba > Cine Transformar: Fundac exibe curtas para socioeducandos da Semiliberdade

Notícias

Cine Transformar: Fundac exibe curtas para socioeducandos da Semiliberdade

por publicado: 23/08/2021 08h38 última modificação: 23/08/2021 08h38

ais uma atividade do projeto Cine Transformar, da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) movimentou a tarde dos socioeducandos na Semiliberdade. Os adolescentes assistiram a cinco curtas que tinham na temática a família e seus problemas, como também seus amores e convivência. Esta foi a sessão de número 240 do Cine Transformar que vem circulando nas unidades socioeducativas da Fundac. 

O jornalista e produtor cultural Orlando Junior, responsável pelo projeto desenvolvido pela Diretoria Técnica, por meio do eixo Esporte, Cultura e Lazer da instituição, informou que decidiu comemorar esse número de sessões falando sobre o tema família e suas particularidades (problemas, memórias, saudades). 

A ideia, segundo ele, é sempre levar um convidado para abordar um tema que tenha relação com os curtas que são exibidos e, pós-sessão, provocar o diálogo entre os adolescentes. Desta vez, a atividade foi partilhada com Taíza Gomes, coordenadora do eixo Abordagem Familiar e Comunitária, que conversou com os internos sobre o tema e depois realizou dinâmicas. “Taíza conduziu de forma muito bacana o pós-sessão, falando uma linguagem bem próxima dos socioeducandos e interagindo bastante com eles.”, comentou 

Para o coordenador do eixo Esporte, Cultura e Lazer da Fundação, Nilton Santos, o cine é um instrumento pedagógico transformador. “Através do projeto, podemos promover debates importantes sobre questões sociais relacionados à vida dos socioeducandos”, observou. 

O diretor da unidade Semiliberdade, Marcondes José da Silva, destacou o trabalho de Orlando e Taíza, que conseguiram envolver os socioeducandos na dinâmica realizada pós-sessão dos filmes bem como a direção da Fundac e Ditec, por meio do eixo Esporte Cultura e Lazer. “Foi uma parceria muito importante. A dinâmica realizada a partir do tema exibido nos curtas foi bem educativa, onde foi mostrado o lado positivo e negativo aos adolescentes. Eles também interagiram na comunicação e durante a dinâmica realizada. Foi muito importante e enriquecedor”, destacou.

Taiza Gomes, coordenadora do eixo Abordagem Familiar e Comunitária, disse que “foi uma tarde enriquecedora. Minha alma de educadora ficou muito feliz”, declarou, ressaltando que, desde a escolha dos curtas até a roda de diálogo e o desenvolvimento da atividade, contou com o envolvimento e participação dos socioeducandos “que deram show nas apresentações”. 

Cinema - Entre os filmes exibidos, os socioeducandos assistiram ‘Sombra na Alma’, ‘Vida Maria’, ‘O farol’, ‘Família, Filhos e Drogas’ e ‘Memórias’. O cronograma para o Cine Transformar nas unidades socioeducativas em João Pessoa segue toda segunda e terça-feira no CEA, toda quarta no CSE e toda quinta-feira na Semiliberdade e Rita Gadelha.

 

BR 101 - KM 03 - Distrito Industrial - João Pessoa-PB - CEP: 58.082-010
CNPJ 01.518.579/0001-41