A Clínica-escola de Fisioterapia do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) está com vagas abertas para realização de triagens de pacientes. Com uma ampla estrutura, o curso está preparado para atender gratuitamente crianças, adultos e idosos que necessitem de atendimento fisioterapêutico. Os agendamentos para atendimentos seguirão até a primeira quinzena de junho, com retorno em agosto, conforme o calendário letivo.
Para ter acesso ao serviço, os interessados podem se inscrever na recepção da Clínica-escola, localizada no campus do Unipê, em Água Fria, ou obter mais informações pelo telefone 2106-9271. Os requisitos para poder ser atendido no local são apenas a apresentação de um documento pessoal com foto, cartão do SUS e encaminhamento médico. A Clínica-escola funciona nos três turnos, de segunda a sexta, das 7h às 12h e das 13h às 22h.
De acordo com a coordenadora da Clínica-escola de Fisioterapia, Olívia Galvão, o curso possui uma ampla piscina terapêutica aquecida para ações preventivas e de intervenção, além de amplos centros de tratamento nas áreas de Ortopedia e Traumatologia, Reumatologia, Neurofuncional, Pneumofuncional, Cardiovascular, Uroginecologia, Obstetrícia, Dermatofuncional e Desportiva.
“Além de salas exclusivas para os atendimentos, você encontrará também uma sala para pilates e dois laboratórios para as atividades em grupo nas diversas áreas da Fisioterapia”, explicou, acrescentando que a comunidade ainda pode participar dos diversos projetos de extensão do curso, dentre eles: grupo de apoio a pais e cuidadores de crianças com necessidades especiais; Fisioterapia desportiva; cuidados paliativos no câncer de mama e uroginecológico; pilates sobre rodas: repercussões da prática na saúde funcional de cadeirantes após lesão medular; e programa de atenção integrada para bebês com microcefalia por zika Vírus.
A professora destacou que a Clínica-escola de Fisioterapia do Unipê é hoje referência em equipamentos e atendimentos fisioterapêuticos na Paraíba, na atenção à saúde da criança e do adolescente, do idoso, da mulher e do homem. “Na Clínica, são realizados por ano, em média, cinco mil atendimentos gratuitos com qualidade e eficiência, prezando sempre pela humanização durante os atendimentos”, asseverou.
Além da oferta de serviços de qualidade à população, a Clínica-escola possibilita aos alunos a vivência, na prática, das mais diversas áreas de atuação da Fisioterapia. “Os serviços fisioterapêuticos prestados pela Clínica-escola do Unipê são supervisionados pelos professores do curso, todos especialistas nas áreas de atuação, onde inicialmente é realizada uma avaliação criteriosa do cliente, para se estabelecer um diagnóstico fisioterapêutico, um prognóstico e finalmente um programa de tratamento que vise à recuperação física e funcional do mesmo”, explicou a coordenadora Olívia Galvão.