Notícias

Censo 2022

Coletas domiciliares são encerradas

publicado: 02/03/2023 12h16, última modificação: 02/03/2023 12h16
Com a conclusão da fase primária em todo o país, o IBGE começará a apuração e consolidação dos dados
CONDOMNIOS_1.png

Na Paraíba, as coletas foram destaque nacional durante todo o período primário, de visitas domiciliares, pela média de adesão - Foto: Divulgação/IBGE

tags: Censo 2022

por Lucilene Meireles*

A coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi concluída nesta terça-feira em todo o país. De acordo com os dados divulgados, o recenseamento alcançou 189.261.144 domicílios, representando 91% da população. Ontem foi iniciada a etapa de consolidação e apuração, com previsão de divulgação dos primeiros resultados no final do mês de abril.

De acordo com o IBGE, a etapa de apuração envolve a análise dos dados do Censo que fica sob a responsabilidade do Comitê de Fechamento do Censo (CFC). Esse trabalho inclui verificações específicas de setores censitários e municípios selecionados pelo CFC e vão implicar alguns retornos a campo, para efeito de trabalho de supervisão pontual, a ser feito pela equipe especial de supervisores indicada pela comissão de planejamento e organização do censo; crítica e consistência dos dados; imputação dos dados; análise dos primeiros resultados, até a definição da divulgação dos primeiros resultados.

Por conta destes cuidados de checagem, verificação e refinamento da coleta na etapa de apuração, o IBGE ressalta que alguns domicílios ainda vão receber visitas de recenseadores ou supervisores. E segue em curso a Pesquisa de Pós-Enumeração (PPE), uma das etapas do Censo Demográfico que contempla uma amostra de cerca de 1,5% dos setores censitários, e tem como principal objetivo fornecer recursos para a avaliação da cobertura e da qualidade da coleta.

O Instituto frisa que possíveis falhas na cobertura e na qualidade das informações declaradas pelos moradores são comuns em censos demográficos de diversos países. Isso ocorre porque os censos são operações complexas, sujeitas a imprecisões a ser conferidas e corrigidas.Na etapa de apuração, que se iniciará hoje, os supervisores técnicos do IBGE podem determinar retornos pontuais ao campo, com a conferência dos dados ou mesmo para determinar se domicílios originalmente encontrados vazios estão, de fato, desocupados. “Criamos um comitê de fechamento do Censo, que inclui oito demógrafos contratados exclusivamente para essa etapa de apuração, que trabalharão em sintonia direta com os demógrafos do próprio IBGE”, afirmou o presidente interino do instituto, Cimar Azeredo.

A PPE ajuda a verificar se ocorrem e onde ocorrem imprecisões, contribuindo diretamente para a maior transparência dos resultados do Censo Demográfico, fornecendo elementos para melhor interpretação e utilização por parte dos usuários. A PPE é usada ainda para identificar áreas que podem exigir maior atenção em operações futuras e para fornecer subsídios aos trabalhos de elaboração das estimativas e projeções populacionais.

A Pesquisa de Pós-Enumeração é parte integrante do projeto do Censo tendo, por princípios básicos, a independência e a igualdade de condições para garantir estes princípios, utilizando os mesmos conceitos e fundamentos adotados no Censo, além dos mesmos instrumentos de coleta e supervisão.

O IBGE realiza pesquisas desta natureza desde o Censo Demográfico de 1970. Portanto, a realização da avaliação direta dos Censos através de pesquisas de pós-enumeração tem sido prática no país nos últimos 50 anos.

Na Paraíba
Desde o início das coletas para o Censo Demográfico, no dia 1o de agosto do ano de 2022, as visitas aos domicílios dos paraibanos foram destaque entre todas as unidades federativas.
O estado ocupou, durante todo o período, as primeiras 10 posições de estados com o melhor andamento das pesquisas.

O destaque das equipes paraibanas com maior adesão e acolhimento da população gerou, inclusive, uma ação nacional do IBGE com o deslocamento de uma equipe com 20 recenseadores da Paraíba para trabalhar no Espírito Santo, com o objetivo de aumentar a taxa de coleta de informações para o Censo de 2022.

O deslocamento da equipe, considerada de alta produtividade ocorreu no início de fevereiro deste ano, quando a Paraíba alcançou uma das menores taxas de rejeição e recusa da população para finalizar o processo de coletas, com 93,8% dos lares recenseados.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 2 de março de 2023.