Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Paraíba > Complexo Regional de Patos implanta metodologia de acolhimento para estagiários

Complexo Regional de Patos implanta metodologia de acolhimento para estagiários

estágio tem uma grande importância na vida de um estudante, pois ele permite colocar em prática tudo o que se aprende na teoria, além de ser uma ótima maneira de adquirir mais experiência e desenvolvimento profissional, fazendo com que o estudante se torne mais apto à função após se formar. Como uma das principais referências na área de saúde para estágios em Patos, o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro recebe, mensalmente, vários estudantes de diversas áreas de formação, para realização de estágios curriculares. A partir desta quarta-feira (12), o Complexo adotou uma metodologia de acolhimento que, ao mesmo tempo em que serve para dar as boas-vindas aos estudantes, tem o objetivo de repassar orientações importantes antes que eles iniciem suas atividades acadêmicas na unidade.

De acordo com a diretora geral do Complexo, Liliane Sena, essa nova metodologia de acolhimento aos alunos que farão estágios na unidade tem como foco repassar informações sobre biossegurança, além das normas e rotinas do Hospital. “Nós tínhamos algumas dificuldades em relação ao cumprimento de rotinas, identificamos também que boa parte dos estudantes não conheciam como funciona o Complexo, nossos horários e regras, além de regras impostas pela própria Anvisa. Então criamos esse momento que é conduzido pelo Núcleo de Educação Permanente e também pela CCIH e pelo Técnico de Segurança do Trabalho, que juntos fazem esse acolhimento e repassam as informações”, destaca Liliane, lembrando que esse momento acontecerá mensalmente, já que os estágios iniciam em datas diferentes ao longo do ano.

Entre as regras apresentadas, destacam-se a de uso dos EPIs, dos jalecos, da identificação do aluno, do curso e da instituição, a questão dos horários e das rotinas que precisam ser respeitadas. O Complexo recebe estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Farmácia, Psicologia, Assistência Social, Superior e Técnico de Radiologia, entre outros cursos cujos profissionais têm atuação em unidades de saúde.

A estudante do 9º período de Fisioterapia, da Unifip, que começa novo estágio no Complexo nesta quarta-feira (12), Nathalha Hellem Clementino, participou do momento de acolhimento, elogiou a iniciativa da direção da unidade e ficou satisfeita com as informações que recebeu. “Essa é a primeira vez que participo de um momento como esse e achei superimportante. Normalmente, recebemos essas orientações sobre normas na Faculdade, mas recebê-las desta forma faz toda a diferença, inclusive,  porque até uniformiza as orientações e penso que desta forma todos ficam cientes e podem contribuir melhor para o desenvolvimento das atividades na unidade”, afirma a estudante, que vai estagiar nos próximos 15 dias na Enfermaria, de 2ª a 5ª feira, em turnos alternados.