O estágio tem uma grande importância na vida de um estudante, pois ele permite colocar em prática tudo o que se aprende na teoria, além de ser uma ótima maneira de adquirir mais experiência e desenvolvimento profissional, fazendo com que o estudante se torne mais apto à função após se formar. Como uma das principais referências na área de saúde para estágios em Patos, o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro recebe, mensalmente, vários estudantes de diversas áreas de formação, para realização de estágios curriculares. A partir desta quarta-feira (12), o Complexo adotou uma metodologia de acolhimento que, ao mesmo tempo em que serve para dar as boas-vindas aos estudantes, tem o objetivo de repassar orientações importantes antes que eles iniciem suas atividades acadêmicas na unidade.
De acordo com a diretora geral do Complexo, Liliane Sena, essa nova metodologia de acolhimento aos alunos que farão estágios na unidade tem como foco repassar informações sobre biossegurança, além das normas e rotinas do Hospital. “Nós tínhamos algumas dificuldades em relação ao cumprimento de rotinas, identificamos também que boa parte dos estudantes não conheciam como funciona o Complexo, nossos horários e regras, além de regras impostas pela própria Anvisa. Então criamos esse momento que é conduzido pelo Núcleo de Educação Permanente e também pela CCIH e pelo Técnico de Segurança do Trabalho, que juntos fazem esse acolhimento e repassam as informações”, destaca Liliane, lembrando que esse momento acontecerá mensalmente, já que os estágios iniciam em datas diferentes ao longo do ano.
Entre as regras apresentadas, destacam-se a de uso dos EPIs, dos jalecos, da identificação do aluno, do curso e da instituição, a questão dos horários e das rotinas que precisam ser respeitadas. O Complexo recebe estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Farmácia, Psicologia, Assistência Social, Superior e Técnico de Radiologia, entre outros cursos cujos profissionais têm atuação em unidades de saúde.
A estudante do 9º período de Fisioterapia, da Unifip, que começa novo estágio no Complexo nesta quarta-feira (12), Nathalha Hellem Clementino, participou do momento de acolhimento, elogiou a iniciativa da direção da unidade e ficou satisfeita com as informações que recebeu. “Essa é a primeira vez que participo de um momento como esse e achei superimportante. Normalmente, recebemos essas orientações sobre normas na Faculdade, mas recebê-las desta forma faz toda a diferença, inclusive, porque até uniformiza as orientações e penso que desta forma todos ficam cientes e podem contribuir melhor para o desenvolvimento das atividades na unidade”, afirma a estudante, que vai estagiar nos próximos 15 dias na Enfermaria, de 2ª a 5ª feira, em turnos alternados.