Município é berço de grandes nomes da música popular brasileira, como o forrozeiro Pinto do Acordeon e a cantora, compositora e atriz Elba Ramalho

Conceição de todos os ritmos

publicado: 09/05/2022 09h12, última modificação: 09/05/2022 09h12
Conceição igreja.png

por José Alves*

O município de Conceição, no Sertão da Paraíba, se destaca por ser um celeiro de artistas. Foi lá que nasceram maestro José Siqueira, um dos grandes nomes da música clássica brasileira, o autêntico forrozeiro nordestino Francisco Ferreira de Lima, artisticamente conhecido como Pinto do Acordeon, e a cantora, compositora e atriz Elba Ramalho. Também foi lá que nasceu o político e ex-governador da Paraíba Wilson Leite Braga. Conceição, que segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tem atualmente uma população de 19.030 habitantes, se destaca por ser um dos maiores produtores de batata-doce da Paraíba, sendo o produto uma importante fonte de renda na cidade para dezenas de famílias que vivem diretamente dessa cultura. Mas nos últimos anos, por causa da estiagem, houve uma redução na colheita. Ronaldo Santana, morador da cidade, lembrou que em 2013 a produção de batata na cidade bateu o recorde da safra, com mais de mil toneladas.

A força econômica do município atualmente está balanceada, entre a agricultura e o comércio local. Distante de João Pessoa 481 quilômetros, os conceiçãoenses comemoram o aniversário de emancipação política da cidade no dia 8 de outubro. Outras festas que atraem multidões em Conceição são a da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição; as festas de vaquejadas, o São João e o carnaval.

No turismo, além das festas, os destaques são a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a praça central e a igreja de Santo Expedito. Ambas as igrejas são patrimônios culturais da cidade e estão bem conservadas.

Conceição tem como vizinhos os municípios de Bonito de Santa Fé, São José de Caiana, Diamante, Santana de Mangueira, Ibiara, Santa Inês e Mauriti.

Filhos ilustres

Um dos orgulhos dos habitantes de Conceição é a cantora Elba Ramalho, que nasceu na zona rural no dia 17 de agosto de 1951. Elba, que é prima pelo lado paterno do cantor Zé Ramalho, é destaque nacional e já participou de muitas turnês solo ou em parceria com outros renomados artistas.

Em entrevista no Rio de Janeiro, ela revelou que desde 1990 faz exercícios físicos diariamente, tornou-se vegetariana e é praticante de ioga e meditação. Segundo ela, essas práticas lhe dão equilíbrio, beleza e a ajudam a manter sua alegria de viver.

A prefeitura de Conceição, que tem à frente o prefeito Samuel Lacerda, mantém na cidade o Centro Cultural Elba Ramalho, que também é um dos pontos turísticos bastante visitados pelos turistas.

Outro orgulho dos habitantes é o maestro José Siqueira, que foi um dos grandes nomes da música clássica brasileira. Ele regeu orquestras do mundo inteiro. Siqueira nasceu em Conceição no dia 24 de junho de 1907. Aos 20 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar composição e regência na Escola de Música da Universidade Federal do Rio e regeu orquestras em diversos países.

Francisco Ferreira de Lima, artisticamente conhecido no mundo inteiro como Pinto do Acordeon, também é um dos filhos ilustres do município. Ele nasceu no dia 18 de fevereiro de 1948, na cidade de Conceição, no Sertão da Paraíba. O artista faleceu no dia 21 de julho de 2020 e foi considerado uma das lendas do autêntico forró nordestino. Pinto despertou para a música ainda criança. Aos 13 anos, já fazia forró na sua região.

Já o político mais influente da cidade foi Wilson Leite Braga. Ele nasceu no dia 18 de julho de 1931. Primeiramente foi comerciante, mas depois ingressou na política, chegando a ser prefeito de Conceição por três mandatos. Em João Pessoa, Braga ocupou a cadeira de vereador, foi deputado estadual, federal e governador do estado. Wilson Braga foi casado com Lúcia Braga, ex-deputada federal, e teve três filhos. Ele faleceu no dia 17 de maio de 2020 aos 88 anos por complicações da Covid-19.

História

De acordo com historiadores, no início do século 19 João Rodrigues dos Santos, auxiliado por seus irmãos, doou vasta área de terra às margens do Rio Piancó, onde, com a construção de casas e da capela de Nossa Senhora da Conceição, se desenvolveu o povoado que logo em seguida foi batizado com o nome de Conceição. Na época, as terras de boa qualidade atraíram agricultores de todo o estado. A lei que criou o termo judiciário de Conceição foi a mesma de sua emancipação política, datada de 8 de outubro de 1881, e seu primeiro magistrado foi Venâncio Neiva, que mais tarde viria a ser o governador do estado. Consta nos autos que a comarca de Conceição foi criada em 1890, suprimida posteriormente e restaurada em 1940. Mas, antes da criação do povoado, os primitivos habitantes da região onde se localiza o atual município foram os índios Coremas e Panatis, da tribo Cariris, que, ao longo do tempo, cederam lugar aos desbravadores.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 8 de maio de 2022