Contraste

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Paraíba > Continuar Cuidando: Saúde encerra coletas do inquérito sorológico

Notícias

Continuar Cuidando: Saúde encerra coletas do inquérito sorológico

por publicado: 23/12/2020 10h11 última modificação: 23/12/2020 10h11


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) encerrou, nesta terça-feira (22), as coletas e entrevistas da pesquisa Continuar Cuidando. Ao todo, 130 municípios participaram da investigação, que tem como propósito analisar a situação epidemiológica da Paraíba frente à Covid-19. A análise dos dados servirá de base para a adoção de novas medidas para o enfrentamento da pandemia.    

De acordo com a gerente operacional de Atenção Básica da SES, Rayanna Coelho, a ação teve uma boa receptividade por parte da população, que abriu as portas das casas para que os pesquisadores pudessem realizar o inquérito, além de servir de inspiração para outros territórios. Ela explica que o momento agora é de analisar os dados para auxiliar os gestores na tomada de decisão para adoção de novas medidas. 

“Para esta análise, os dados serão consolidados pelo Observatório de Síndromes Respiratórias da Universidade Federal da Paraíba, que tem expertise neste tipo de trabalho”, pontua, adiantando que o próximo passo é cruzar os dados para saber, na verdade, o que o vírus afetou até o momento. “Agora vamos passar a limpo todos os bancos de dados, limpar todos os erros, cruzar os dados de RT-PCR com os dados dos testes rápidos e começar a fazer as análises estatísticas. Então é um trabalho mais minucioso e um pouco mais complexo. O intuito é que o resultado final esteja disponível na primeira quinzena de janeiro”, destaca.

O secretário executivo da Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, destaca que o Estado cumpriu o que prometeu, completou a pesquisa com 9.843 pessoas entrevistadas e testadas em 130 municípios paraibanos. Ele reforça que, como legado, o inquérito vai permitir concluir o ano de 2020 compreendendo os efeitos das medidas que foram tomadas para o gerenciamento da crise, mas também planejar medidas absolutamente decisivas para o ano de 2021.

“Entre elas, a mais absoluta prioridade de retomada dos cronogramas e ciclos letivos de todo o sistema de educação do estado, público e privado. O inquérito dará uma contribuição decisiva pra isso, como nós havíamos combinado com toda a população paraibana. Agora é hora de muito em breve trabalhar sobre os resultados definitivos do inquérito pra que ele possa beneficiar e trazer mais qualidade de vida para as pessoas em 2021”, completa.

BR 101 - KM 03 - Distrito Industrial - João Pessoa-PB - CEP: 58.082-010
CNPJ 01.518.579/0001-41