A área conhecida por Caribessa, na praia do Bessa, em João Pessoa, é famosa pela beleza e diversidade local, além da passagem de animais marinhos. O lugar é uma Unidade de Conservação e integra a Área de Proteção Ambiental Naufrágio Queimado. Mas o consumo de alimentos, geralmente embalado por material plástico, põe em risco a natureza. Pensando nisso, a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceda), promove, nesta quarta-feira (17), a partir das 8h, uma ação de sensibilização dos banhistas e vendedores locais sobre os materiais que prejudicam o bioma marinho.
A atividade tem como objetivo sensibilizar acerca do consumo sustentável e preservação do meio ambiente. “O plástico é hoje considerado um vilão ecológico, e é causa da morte de muitos animais marinhos. Por isso, é importante que tenhamos essa abordagem com os comerciantes e banhistas, e que possamos levar a conscientização sobre o tema. Caso encontremos algum pescador, amador ou profissional, também faremos abordagens sobre o assunto”, explica o psicólogo Felipe Medeiros, que integra a equipe da Ceda.
Outras instituições que queiram firmar parceria, ou até mesmo a população, também podem solicitar atividades relacionadas à educação ambiental. Basta enviar um ofício para a sede da Sudema, localizada na avenida Monsenhor Walfredo Leal, 181 - Tambiá, João Pessoa - PB, 58020-540. Além disso, podem entrar em contato pelo email: ceda.sudema.jp@gmail.com ou por telefone: (83) 3221-9686.