Os atendimentos do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), no fim de semana, somaram 288 casos em todo o estado. Os números incluem as solicitações recebidas pelo 193, número de emergência da corporação, das 7h30 da sexta-feira (18) até as 5h desta segunda-feira (21); além das ações de prevenção.
Na área de praias e mananciais, foco da Operação Verão, foram registradas apenas seis ocorrências, mas nenhuma de natureza grave. Um total de três casos foram de crianças perdidas, encontradas e devolvidas aos pais; dois foram resgates aquáticos, que é quando o guarda-vidas retira da água o cidadão que está em situação perigosa e propícia ao afogamento, e um atendimento de primeiros socorros.
Conforme o comandante do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), major Almir Peixoto, a operação segue com reforço do efetivo de guarda-vidas no litoral paraibano até 14 de fevereiro. No total, são 89 bombeiros trabalhando a prevenção aquática na faixa que vai de Lucena até o limite litorâneo com Pernambuco, apoiados por cinco embarcações que se revezam no patrulhamento aquático.
O trabalho abrange as ações de prevenção em pontos estratégicos. Nesse fim de semana, o Corpo de Bombeiros registrou 90 atuações dessa natureza, com 23 informações prestadas ao público, 16 advertências, cinco trabalhos socioeducativos, 16 vistorias e fiscalizações e 30 pontos bases em eventos externos.
Balanço – De acordo com o levantamento da seção de Planejamento e Estatísticas do CBMPB, o fim de semana também foi marcado pelos Atendimentos Pré-Hospitalar, com 100 casos, e combate a incêndio, com 46 registros. Nos dois casos, o maior número de atendimento foi na região referente ao 1º Comando Regional de Bombeiros Militar, que atende a Grande João Pessoa.
Ainda foram contabilizados 31 episódios de busca e salvamento e um caso de emergência envolvendo produtos perigosos. Mais 14 ocorrências foram classificadas como de outra natureza.