Corpo de Bombeiros firma parceria com UFPB nas áreas de capacitação e de prevenção e combate a incêndio

publicado: 03/05/2021 08h38, última modificação: 03/05/2021 08h38
corpodebombeiros.jpeg

tags: corpo de bombeiros , parceria , ufpb , capacitação , incêndio

A experiência do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) em relação ao combate, perícia e prevenção contra incêndio será repassada aos engenheiros, arquitetos e outros profissionais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em forma de capacitação. Para isso, está sendo firmada uma parceria entre as duas instituições, que prevê também a qualificação dos recursos humanos do Corpo de Bombeiros em cursos de pós-graduação.

A realização da parceria foi discutida, nessa quinta-feira (29), por representantes do Corpo de Bombeiros durante reunião do comandante geral do CBMPB, coronel Marcelo Araújo,  subcomandante geral, coronel Lucas Medeiros, e o diretor de atividades técnicas, tenente coronel Nazareno de Oliveira, com o reitor da UFPB, professor Valdiney Gouveia.

Por meio da parceria, será possível a realização de capacitações por parte do CBMPB voltadas para engenheiros, arquitetos e outros profissionais da UFPB, objetivando a elaboração de projetos eficientes no âmbito da segurança contra incêndio, além da qualificação dos recursos humanos do Corpo de Bombeiros em cursos de pós-graduação.

“É a primeira vez que o Corpo de Bombeiros está presente na UFPB. Penso que é uma parceria importante para as duas instituições, temos um corpo técnico importante e o Corpo de Bombeiros nos oferece todo o suporte, pois eles têm expertise em brigada contra incêndio”, explicou o reitor Valdiney Gouveia.

“É importante demais o que foi iniciado, hoje, aqui. O principal é que a sociedade vai ganhar com essa parceria do Corpo de Bombeiros com a UFPB. Temos certeza absoluta de que o que está sendo construído aqui vai trazer benefícios a toda a sociedade”, destacou o coronel Marcelo Araújo.

Pela UFPB, também participaram do encontro o professor Sandro Marden (presidente da Agência de Cooperação Internacional), a professora Berla Moraes (pró-reitora de Extensão da UFPB) e o professor Alexsandro Santos (do Departamento de Engenharia Elétrica do Centro de Energias Alternativas e Renováveis – Cear). Eles discutiram a possibilidade de envolvimento das ações de extensão e de internacionalização nessa parceria.

Após a conversa, houve uma visita às instalações dos laboratórios de materiais da Universidade.