Notícias

Corpo de Bombeiros lança projeto cultural em Campina Grande

publicado: 07/11/2018 10h02, última modificação: 07/11/2018 10h02
IMG_0656.JPG

Projeto consiste na produção de um livro com histórias contadas e ilustradas pelos 60 beneficiários do ‘Bombeiro Mirim’ na cidade - Foto: Divulgação/Secom-PB

tags: corpo de bombeiros , bombeiro mirim , campina grande


Com o intuito de desenvolver no aluno o interesse e gosto pela produção textual e pela arte, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) lança oficialmente, às 8h da próxima quinta-feira (8), o projeto “Bombeiro Mirim Contando Histórias”. A iniciativa, realizada através do 2º Comando Regional (2º CRBM), em Campina Grande, consiste na produção de um livro com histórias contadas e ilustradas pelos 60  beneficiários do ‘Bombeiro Mirim’ na cidade.

A ideia é que eles usem as experiências vividas e o conhecimento adquirido no decorrer do curso, que teve início em setembro, para criar os textos. A produção do livro também envolverá os pais, que acompanharão e auxiliarão a atividade dos filhos.     

“Acreditamos que o projeto venha a ser uma ótima oportunidade de intensificação das relações familiares, um estimulo à pintura, ao desenho, à produção escrita e acima de tudo o despertar para a capacidade de aprender sempre”, afirmou a comandante do 2º CRBM, tenente coronel Jousilene de Sales. 

Segundo ela, a cada semana, dois alunos recebem um kit cada - composto por uma bolsa, caderno, uma caixa de lápis de pintura, um apontador, uma caixa de giz de cera e um conjunto de canetas coloridas. Eles passam oito dias com o kit para produzir a história e, encerrado o prazo, precisam devolver o material para ser repassado para outros colegas. 

Desde 2011, o projeto ‘Bombeiro Mirim’ tem capacitado,  na Região Metropolitana de João Pessoa,  os alunos nas noções básicas das atividades de bombeiros, incluindo primeiros socorros e prevenção de incêndios. Posteriormente, ele foi ampliado para a cidade de Sousa, no Sertão, e recentemente  para a cidade de Campina Grande.