Corpo de Bombeiros realiza Fórum de Prevenção e Segurança de Eventos

publicado: 10/05/2018 00h05, última modificação: 10/05/2018 06h34
Fórum_Bombeiros.jpg

Proposta central do Fórum, realizado no Hotel Garden, surgiu para reforçar a segurança no Parque do Povo no período do São João - Foto: Secom-PB

tags: corpo de bombeiros , fórum

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), através do 2º Comando Regional Bombeiro Militar (2º CRBM), realizou, no último dia 8, o I Fórum de Prevenção e Segurança em Grandes Eventos, no Hotel Garden, em Campina Grande. A proposta central do Fórum surgiu para reforçar a segurança no Parque do Povo, devido ao número elevado de pessoas que frequentam o local, no período do Maior São João do Mundo.

Diante disso, verificou-se a necessidade de discutir ideias e sugestões que aperfeiçoem o Serviço Integrado dos Órgãos Operativos e de Segurança Pública no Estado da Paraíba, objetivando assegurar a segurança dos participantes, de forma a diminuir eventuais acidentes que possam surgir durante o evento.

Segundo o comandante geral do CBMPB, coronel Jair Carneiro de Barros, “o evento integra os órgãos de Segurança Pública e suas ações para esse tipo de situação são de grande importância para o Estado, pois quando trabalhamos em sincronia quem ganha é a população que prestigia esses festejos e os turistas que visitam a região”.

Durante todo o dia, se reuniram bombeiros militares, policiais militares e civis, estudantes de áreas afins ao tema, além de integrantes dos órgãos: CREA, Ministério Público, STTP, CPTran, Detran, Gevisa, Hospital de Trauma, Comissão de Acessibilidade e a Medow Promo.

Foram abordados os seguintes temas: Projeto contra incêndio e pânico no Maior São João do Mundo; Implicações legais ao não cumprimento das Normas de Segurança; Esquema de Segurança no Maior São João do Mundo; Plano de evacuação de emergência; O papel da Polícia Civil no Maior São João do Mundo; A funcionalidade da vistoria técnica integrada no Maior São João do Mundo; Acessibilidade no Maior São João do Mundo; A segurança no trânsito; Atuação emergencial dos Órgãos de Saúde no Maior São João do Mundo.