Debate aborda mulheres sertanejas no audiovisual

publicado: 29/03/2023 10h43, última modificação: 29/03/2023 10h43
Na cidade de Sousa, cineastas analisam a autoria feminina no interior
A Espera-cortada.jpg

Ana Célia Gomes comanda ‘A Espera’. Foto: Redes Sociais/Facebook

por Redação*

No município de Sousa, no Sertão paraibano, a Semana do Cinema de Autoria Feminina abre sua programação hoje debatendo a participação das mulheres sertanejas no audiovisual e exibindo filmes dirigidos por Erika Paz (Sousa) e Veruza Guedes (Cajazeiras), em um encontro no palco do Teatro Multifuncional do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBnB), a partir das 15h30. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é livre.

No bate-papo, as realizadoras vão falar sobre os desafios, os estudos e exercícios do ofício, desafiado pelas limitações de recursos e equipamentos no interior do estado.

No mesmo local, às 19h30, haverá uma exibição gratuita do curta-metragem A Espera, seguido de debate com a diretora Ana Célia Gomes, a mesma do documentário Sala de Reboco - A História de Zé Marcolino. O novo filme promove uma reflexão sobre anseios e sonhos em uma realidade onde se espera apenas ser notado e tratado com afeto e cuidado.

Já amanhã, Ana Célia Gomes se juntará às cineastas Mayara Valentin e Andryelle Araújo (esta última sendo representante da União das Mulheres no Audiovisual da Paraíba – UMA-PB) para debater sobre o tema: “Cinema de autoria feminina na Paraíba: desafios e conquistas”. O painel será realizado gratuitamente a partir das 15h30, também no Teatro Multifuncional.

Na pauta, a necessidade de pensar um cinema paraibano pré-produzido e realizado por mulheres. O estado tem nomes como Vânia Perazzo, integrando a geração Nudoc-UFPB nos anos 1970/80 e abrindo a estrada para novas gerações que se destacam na direção, produção e conquistas de políticas públicas para o setor audiovisual.

*Matéria publicada na edição impressa de 29 de março de 2023.