Desafio on-line mobiliza alunos da Rede Estadual a escreverem redações e resolverem questões durante quarentena

publicado: 14/04/2020 09h56, última modificação: 14/04/2020 09h56
f203b92b-5004-4862-83fa-8ddff7937b7b.jpeg

tags: DESAFIO ON-LINE , ALUNOS DA REDE ESTADUAL , ESTUDOS , QUARENTENA , CORONAVÍRUS

Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT-PB), está realizando o Desafio Nota Mil, que tem o objetivo de mobilizar e interagir com os estudantes da Rede Estadual de Ensino e manter uma rotina de estudos mesmo durante a pandemia do novo coronavírus. Cerca de 1.400 alunos têm participado do desafio diariamente.

Todos os dias, os professores da Rede Estadual de Ensino lançam um desafio com questões nos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio de transmissões ao vivo no Instagram no perfil das Escolas Cidadãs Integrais (@ecipb). A partir daí os alunos precisam resolver as questões propostas pelos professores e enviar as respostas por meio de um formulário, que também é disponibilizado por meio das redes sociais.

Na primeira semana do Desafio Nota Mil, que começou em 30 de março, 1.832 alunos das Escolas Cidadãs Integrais participaram das atividades. De acordo com a gerente executiva do Ensino Médio, Léia Gonçalo, o desafio será estendido. “Uma coisa importante é que o desafio surgiu nas Escolas Cidadãs Integrais, mas o objetivo é que todas as escolas da Rede Estadual de Ensino participem”, disse a gerente.

O fluxo do desafio é diário e semanal. Todos os dias, um professor de uma disciplina específica lança um formulário com questões a serem respondidas pelos alunos. Além disso, em cada semana, um tema de redação é divulgado para que os estudantes façam um texto e enviem para os professores por meio do mesmo formulário. As redações serão corrigidas com base nos critérios adotados para a correção de textos do Exame Nacional do Ensino Médio.

Nas sextas-feiras e aos domingos, os professores de Língua Portuguesa fazem uma transmissão ao vivo para divulgar os resultados, fazer uma avaliação dos textos e divulgar o tema da redação a ser produzida na semana seguinte. O tema desta semana é “O impacto do protagonismo juvenil na sociedade brasileira”.

Além disso, durante as transmissões, estudantes egressos e profissionais da saúde também contribuem com os debates. “Na live deste fim de semana, além da participação dos professores de Língua Portuguesa, também contamos com a presença de um psicólogo que discutiu com os alunos sobre ansiedade”, explicou a gerente Léia Gonçalo.

Confira o calendário de disciplinas que são trabalhadas pelos professores durante a semana:

Segunda-feira: Espanhol

Terça-feira: Educação Física