Notícias

carnaval tradição

Desfiles começam no fim de semana

publicado: 12/02/2026 09h04, última modificação: 12/02/2026 09h04
Escolas de samba, tribos indígenas e grupos de ala ursa e frevo disputam o concurso local, de 14 a 17 de fevereiro
2025.03.04 carnaval tradição © Carlos Rodrigo (153).JPG

Agremiações atraem tanto o público em geral como torcidas próprias das comunidades que representam | Foto: Carlos Rodrigo

por Samantha Pimental*

Durante os festejos de Momo, em João Pessoa, acontecem os desfiles do Carnaval Tradição, que levam às ruas muito colorido, brilho, música e alegria. De 14 a 17 de fevereiro, mais de 50 agremiações, entre escolas de samba, tribos indígenas e grupos de ala ursa, maracatu e frevo apresentam-se na Avenida Duarte da Silveira. No local, a estrutura da festa está sendo montada, com arquibancadas para receber o público estimado em milhares de pessoas. Um corpo de jurados também estará presente para avaliar as apresentações. A apuração das notas e a premiação ocorrerão após todos os desfiles, na tarde da Quarta-Feira de Cinzas (18).

Estrutura para as apresentações está sendo montada na Av. Duarte da Silveira | Foto: Roberto Guedes

No próximo sábado (14), primeiro dia da programação, as performances carnavalescas começarão às 16h30, com a participação de tribos indígenas e grupos de frevo e de maracatu. No domingo (15), a partir das 16h, outras agremiações dessas categorias tomarão a avenida, além das escolas de samba. A agenda de atividades segue nos dias 16 e 17, com grupos de ala ursa, a partir das 17h.

A presidente da Liga Carnavalesca de João Pessoa (Licarjope), Shilon Gama, comenta que a organização espera um grande público para prestigiar as agremiações locais. “Cada grupo é de uma região, de um bairro e, naquelas localidades, eles têm torcida. Então eles vão desfilar e levar suas torcidas, que enchem as arquibancadas, além da população geral que vai ver. A expectativa é muito boa”, afirma.

Shilon explica que as agremiações desfilam conforme a tradicional divisão por grupos. “No sábado, temos [as apresentações do] Grupo B, e, quem sair campeão, irá para o Grupo A, que desfila, neste ano, no domingo. Da mesma forma, quando tiver a apuração, agremiações do Grupo A podem descer [para o Grupo B], e há sempre essa troca, a depender da votação”, relata a presidente da Licarjope, ressaltando que apenas os maracatus não concorrem a premiação, sendo participantes convidados.

Quanto ao júri do Carnaval Tradição, Shilon frisou que seus integrantes não são da Paraíba. “Eles são selecionados via edital, pela Fundação Cultural de João Pessoa [Funjope], de acordo com seus currículos e como eles se encaixam dentro dos nossos quesitos [de avaliação], como adereços, mestre-sala, porta--bandeira, bateria — cada um avalia um quesito”, conta. “A gente não conhece os jurados, já para evitar qualquer possibilidade de alguém alegar que houve favorecimento”, acrescenta Shilon, destacando que o horário da apuração das notas, no dia 18, ainda será definido.

Defendendo a importância de se manter vivas as tradições carnavalescas, a representante da Licarjope ressalta que a cultura é fundamental para se proteger a história de um povo. “Um lugar sem cultura, sem raiz, é esquecido. E tudo isso que acontece no Carnaval é ‘cultura raiz’, são tradições de mais de 100 anos, grupos que vêm passando isso de geração a geração. Essa valorização da nossa cultura, da nossa história, é essencial para se preservar uma cultura que é esquecida pela população e pelas autoridades”, defende Shilon, lamentando o preconceito que o Carnaval Tradição ainda sofre por parte de uma parcela da sociedade.

A carnavalesca enfatiza, no entanto, que o amor aos festejos de fevereiro a motivam a continuar atuando pelo fortalecimento dessas manifestações. “É uma emoção muito contagiante, só sente quem passa na avenida; ali, você não anda, você flutua. E eu acredito que os mestres de todas as agremiações têm essa emoção, têm o coração, ali dentro, pulsando mais forte”, conclui.

Veja a agenda completa por meio do link 

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 12 de fevereiro de 2026.