Dia D reúne 1.500 militares contra o Aedes aegypti na PB

publicado: 12/02/2016 01h00, última modificação: 11/02/2016 20h50
COMBATE A DENGUE-10-12-2015 (42).jpg

Todo o efetivo possível dos quartéis militares será empregado para visitar residências e estabelecimentos comerciais, das 8h às 16h - Foto: Agência Santa Rita

tags: aedes aegypti , dengue , zika , microcefalia

Rodrigo Rodrigues
- Especial para A União

Amanhã, 13 de fevereiro, é o Dia “D”, Dia Nacional de Esclarecimento, que faz parte do combate ao mosquito Aedes aegypti em todo território nacional. Com o objetivo de minimizar a proliferação do vetor do zika vírus, dengue e chicungunya, 1.500 militares das tropas federais em ação conjunta com diversos órgãos dos governos estadual e municipal irão visitar várias cidades, a exemplo de Bayeux, Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Patos, Rio Tinto, Serra Branca e Pombal.

De acordo com o 1º Grupamento de Engenharia, em João Pessoa, todo o efetivo possível dos quartéis militares será empregado para visitar residências e estabelecimentos comerciais, das 8h às 16h, orientando os proprietários quanto aos procedimentos necessários para evitar focos de proliferação do mosquito, distribuindo material informativo e identificando áreas de possíveis criadouros para o mosquito.

Os municípios que estão sendo visitados foram escolhidos pela Secretaria Estadual da Saúde por apresentarem maior incidência das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. A coordenação das ações realizadas pelos quartéis da Companhia de Comando do 1º Grupamento de Engenharia, 15º Batalhão de Infantaria Motorizada, 16º Regimento de Cavalaria Mecanizada, 23ª Circunscrição do Serviço Militar, Hospital de Guarnição de João Pessoa, 31º Batalhão de Infantaria Motorizada e Capitania dos Portos da Paraíba, será responsabilidade do Comando do 1º Grupamento de Engenharia, com sede em João Pessoa, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Comando Militar do Nordeste. As ações terão apoio das Secretarias de Educação e Saúde dos Governos Estadual e Federal, das áeas de segurança pública e de entidades civis.

Santa Rita

Em Santa Rita, mais de 400 homens do Exército e 75 Agentes Comunitários de Saúde estarão participando do Dia “D” contra o Aedes aegypti. A mobilização é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, que visa prevenir e combater a proliferação do mosquito.

Os Agentes de Endemias irão intensificar as ações em todo o Centro de Santa Rita, além de realizar uma busca ativa em bairros de maior incidência do mosquito. As forças militares federais estarão no bairro de Tibiri II e nas proximidades da Praça do Quiosque, conscientizando a população e realizando ações educativas.

De acordo com Edna Gomes, coordenadora da campanha em Santa Rita, a atividade será realizada durante todo o sábado. Por isso, é importante que a população participe dessas ações e abra sua casa para que os Agentes Comunitários de Saúde possam inspecioná-la. É necessário que todos façam um trabalho de prevenção em sua residência. Em janeiro de 2016, a Secretaria de Saúde de Santa Rita notificou 75 casos de pessoas com suspeita de dengue, sendo seis destes residentes em outros municípios (Alagoa Grande, João Pessoa e Cruz do Espírito Santo).

Durante o mês de janeiro não se obteve registro de casos suspeitos de chikungunya ou zika vírus. No período de 4 de janeiro a 4 de fevereiro foram realizadas 44.339 visitas domiciliares na cidade, desses, 1.723 imóveis foram tratados com larvicida.

Cabedelo

Na cidade portuária, participam do dia “D” 40 agentes de saúde municipais e 140 militares do Exército Brasileiro. As ações serão concentradas no Mercado do Renascer, na Feira de Oceania e no Centro da cidade, em frente à Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab), das 8h às 5h.

Segundo a Sescab, desde o início do ano vêm sendo realizadas no município ações que priorizam a visitação a residências, sempre com a ajuda do Exército. Até o último dia 5, a força-tarefa atingiu 60% do seu objetivo com informações e prevenções, principalmente nas casas de veraneio.

Segundo os setores da Vigilância Ambiental e Epidemiológica de Cabedelo, em 2015 foram 1.451 notificações de dengue e 39 casos confirmados da doença. Em janeiro deste ano, a Sescab confirmou dois casos de dengue no município.

Ainda de acordo com a Vigilância em Saúde, os dados oficiais da Secretaria de Estado da Saúde (SES) mostraram um considerável aumento no número de notificações de casos suspeitos de dengue em 2015, em comparação ao ano anterior. Entretanto, em grande número, eles refletem o maior estímulo por parte dos órgãos de saúde na indicação de suspeita para as doenças relacionadas ao Aedes aegypti.