Notícias

Empaer e Embrapa executam programa para fortalecer caprinocultura no semiárido

publicado: 25/08/2021 08h35, última modificação: 25/08/2021 08h35
caprinocultura.jpeg

tags: empaer , embrapa , caprinocultura , semiárido

Ações que visam aprimorar e tornar sustentável a atividade caprina e ovina no semiárido de modo que agricultores familiares tenham uma renda estão sendo intensificadas pelo Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agopecuária e da Pesca (Sedap).  

Uma dessas ações é o Projeto Inova, executado em conjunto com a Embrapa Caprinos, e conta com a parceria de prefeituras municipais. No município de Cabaceiras, que integra a gerência regional de Serra Branca, foram selecionadas duas famílias para servir de modelo no Projeto Inovacapri, que entra numa nova fase e consiste em oferecer ao criador o acesso às tecnologias de melhoramento genético e de manejo, como também a recursos financeiros do Banco do Nordeste. 

As famílias participantes deste projeto piloto recebem assistência técnica e acompanhamento conforme proposto pelos pesquisadores. O extensionista da Empaer, Geneilson Evangelista informou que a próxima meta é firmar parcerias com gestores municipais e universidades visando realizar exames periódicos nos animais. Os trabalhos têm participação do extensionista José Roberto, com o acompanhamento do gerente regional de Serra Branca, Walmir Azevedo. 

Nesta nova fase dos trabalhos, que se chama Inovasocial, é priorizada a transferência de tecnologias, a inovação sobre manejo animal e nutricional (reprodutivo e sanitário), que foram discutidas pelo grupo de pesquisadores, criadores e extensionistas. 

Os criadores do Sítio Curtume, José Carlos da Silva e Telma Simonica Soares da Silva, com os recursos recebidos, estão implantando áreas de forragem irrigada, aquisição de animais pelo Pronaf e compra de ração. Os criadores Edmilson Martins Pereira e Josefa dos Santos Cordeiro Pereira, do Sítio João Nunes, também são orientados sobre manejo sanitário, reprodutivo e alimentar.