Notícias

Equipamentos públicos de convivência recebem palestras sobre o Outubro Rosa

publicado: 01/11/2019 10h37, última modificação: 01/11/2019 10h37
2da32f90-7a2c-433f-a38c-872b859eb6f1.jpeg

tags: EQUIPAMENTOS PÚBLICOS , PALESTRAS , OUTUBRO ROSA


Uma parceria da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) com a Defensoria Pública Estadual realizou palestras alusivas ao Outubro Rosa em equipamentos públicos da Sedh que ofertam serviços de convivência à população. As palestras com foco na prevenção do câncer de mama e de colo de útero foram realizadas no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI), no Centro de Atividades e Lazer Padre Juarez Benício (Cejub), e no Centro Social Urbano do bairro de Mandacaru e contaram com cerca de 120 participantes.

Segundo a ouvidora geral do Estado, Andréa Ferreira da Silva Coutinho, a celebração da parceria entre a Defensoria Pública Estadual e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano foi muito positiva, “pois nos oportunizou levar os serviços de atendimento e orientação dos direitos estabelecidos na Lei com relação ao tema e intensificamos a importância da prevenção e o tratamento da doença”.

A enfermeira Catarina Ferreira Pontes é pós-graduanda em Saúde Pública e foi responsável por proferir as palestras. “Nas palestras buscamos repassar a importância de agir preventivamente no rastreio do câncer de mama e de colo uterino. Também buscamos encorajar e empoderar o público a procurar os serviços de saúde. Acreditamos nesses momentos como uma ferramenta multiplicadora. Ao final, alguns participantes me procuravam para retirar dúvidas e falavam que aquelas informações seriam repassadas para a filha, irmãs e vizinhos”, comentou.

A gerente da Proteção Social Básica, Gilmara Andréa de Oliveira, enfatizou que a parceria foi de grande valia para destacar a importância da temática em todos os ciclos etários. “É de extrema importância despertar para a prevenção. A Assistência Social também trabalha com esse olhar preventivo, e essa parceria que fortalece a rede de atuação e promove a intersetorialidade só gera bons resultados para a sociedade. Além disso, é uma alegria ver os grupos atuantes dos nossos equipamentos receberem informações dos profissionais qualificados escolhidos pela defensoria”, destacou a gerente.

Equipamentos com serviços de convivência
 - O estado possui 16 Centros Sociais Urbanos (CSUs), além de outros espaços de convivência como o CCI e o Cejub. Nesses locais são promovidas atividades socioeducativas, cursos de capacitações, entre outros serviços. O objetivo é contribuir para a melhoria das condições de vida da população que está em situação de vulnerabilidade social, sejam crianças, adolescentes, adultos ou idosos.