Da redação com Secom-PB
A Escola Estadual Ilza de Almeida Ribeiro, localizada no município do Conde, Região Metropolitana de João Pessoa, oferece a partir deste ano o ensino em tempo integral para alunos do 7º ao 9º ano do ensino fundamental e ensino médio, disponibilizando ainda o curso técnico em hospedagem para estudantes do 1º ano do ensino médio. O lançamento do curso técnico ocorreu nesta terça-feira (16) durante ‘Simpósio de Educação Integrada ao Setor Produtivo’, no Centro de Convenções Angola do Hotel Mussulo.
O evento faz parte de uma série de reuniões com o setor produtivo local, que está ocorrendo nas cidades onde funcionam escolas cidadãs integrais técnicas em todo o estado. Foram convidados mais de 60 proprietários de hotéis e pousadas do município de Conde; diretores das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECITs) de João Pessoa, Conde, Bayeux, Alhandra e diretores de escolas municipais do Conde. Estiveram presentes também ao simpósio o secretário de Estado da Educação Aléssio Trindade, a presidente da PBTur, Ruth Avelino, a deputada estadual Estela Bezerra (PSB), a prefeita de Conde, Márcia Lucena (PSB), vereadores do município, o gerente executivo de Educação Profissional da SEE, Américo Falcone; a gerente da 1ª Regional de Educação, Wleika Aragão, e demais auxiliares da SEE e da Prefeitura do Conde.
O secretário Aléssio Trindade agradeceu à prefeita Márcia Lucena e à presidente da PBTur, Ruth Avelino, que apoiaram e encorajaram a realizar essa ação no Conde. “Só vamos conseguir realizar uma educação autêntica, real e direta para uma formação emancipatória, se nós tivermos colaboração, ou seja, se construirmos juntos, pois a educação é para a vida e a vida é de todos”, destacou o secretário.
“Esse cuidar é o desejo que o governador Ricardo Coutinho (PSB) quer com a educação, com todos os municípios e principalmente com o município do Conde, onde temos um alinhamento com essa visão de emancipação, de desenvolvimento, de protagonismo e de autonomia”, completou.
O secretário apresentou o projeto das escolas cidadãs e ressaltou a expansão feita este ano, que passou de 33 em 2017 para 100 escolas em funcionamento nessa modalidade de ensino na rede estadual. Em seguida, a coordenadora do curso de hospedagem da Escola João Goulart, da capital, Adjane Araújo, também fez uma apresentação do currículo dos cursos de hospedagem, eventos, serviço de bar e restaurante e informática, que são ofertados na unidade de ensino, uma das pioneiras da educação profissional no estado, com resultados positivos.
Para a prefeita Márcia Lucena, este é um momento de agradecimento ao governador Ricardo Coutinho e ao secretário Aléssio por estarem levando para o Conde um curso técnico numa área que é fundamental para o local, além de uma escola cidadã. “Só vamos sentir o que isso significa depois de algum tempo, pois veremos o efeito na comunidade e na cidade da proposta de uma escola cidadã em tempo integral, com diferencial de metodologia e de projeto. Isso vai ser muito importante para o Conde, pois a escola traz um curso técnico para a área de hotelaria, que é uma área muito forte, pois somos o segundo lugar no estado em leitos de hotel. Estamos organizando a cidade para ser, de verdade, um destino turístico. Quando isso estiver consolidado, veremos o fluxo do turismo mudar e vir naturalmente para as praias mais bonitas da Paraíba, quiçá, do Nordeste!”, ressaltou a prefeita.
A deputada Estela Bezerra parabenizou toda a equipe da Secretaria da Educação, que vem transformando a política de educação do estado da Paraíba. “Por meio da educação, desenvolvemos a cidadania e o desenvolvimento econômico. Se nos qualificamos para fazer bem esse serviço aqui, estamos qualificados para qualquer lugar do mundo. Estimular esses alunos a conhecer o que existe de riqueza no seu município e como prestar um bom serviço, despertando neles a vontade de planejar a sua vida para o futuro, é muito transformador! Precisamos mudar a mentalidade das pessoas, para estarem abertas e preparadas para o futuro e isso está se desenhando aqui no Conde”, enfatizou a parlamentar.
Para a presidente da PBTur, Ruth Avelino, o órgão tem o papel de promover e divulgar a Paraíba dentro e fora do Brasil. “Somos responsáveis por mostrar as belezas, os atrativos, os equipamentos, para agentes de viagens, operadores de turismo e para o público em geral, em todos os estados brasileiros e também nos países estratégicos e o Conde sempre foi o carro-chefe, depois da capital, que hoje tem cerca de 12 mil leitos, ou seja, a costa do Conde é o segundo maior parque hoteleiro com quase cinco mil leitos”, comentou Ruth, acrescentando que a iniciativa da SEE é louvável, pois o turismo requer uma mão de obra qualificada.