Notícias

FESTA JUNINA

Evento é eleito o mais importante

publicado: 27/03/2025 08h50, última modificação: 27/03/2025 08h50
Principais hábitos culturais dos moradores de João Pessoa é radiografado pela pesquisa “Cultura nas Capitais”
2024.06.20 São João Multicultural João Pessoa Elba Ramalho © João Pedrosa (15).JPG

No São João de 2024, a Funjope contratou 66 trios de forró pé de serra e os levou para tocar em vários bairros de João Pessoa, democratizando o acesso à cultura | Foto: João Pedrosa - Foto: João Pedrosa

O São João é o evento cultural considerado o mais importante em João Pessoa. A informação integra a pesquisa “Cultura nas Capitais”, realizada pela JLeiva Cultura & Esporte, o Ministério da Cultura e o Instituto Cultural Vale, em parceria com a Fundação Itaú, que foi lançada na última terça--feira (25), no Espaço Cultural José Lins do Rêgo. O estudou mostrou os principais hábitos culturais dos moradores da capital paraibana.

Para o jornalista Marcus Alves, diretor-executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), a pesquisa tem muito valor para a política de cultura que está sendo desenvolvida em João Pessoa. “Mostra o patamar de realização e de adesão do público, que é significativo. Temos o São João, o Carnaval e os equipamentos culturais do Centro Histórico, como o Hotel Globo, a Casa da Pólvora e o Museu de São Francisco, potencializado com a nossa parceria”, disse. Marcus participou da mesa--redonda “Acesso à cultura nas capitais — desigualdade e diversidade”.

Ele salientou ainda que a pesquisa, de algum modo, orienta a percepção de que a política cultural de João Pessoa está no caminho correto. “Estimulamos os festivais de quadrilhas juninas, investimos na realização de um São João forte e intenso no Parque Solon de Lucena e, principalmente, alimentamos a diversidade de culturas nos bairros. Ficamos orgulhosos desse momento que a cidade vive e de ela aparecer tão bem numa pesquisa de relevo nacional”, comemorou.

Segundo o diretor, a Funjope está construindo, desde 2021, uma linha de política cultural que foca nos grandes eventos e trabalha o cotidiano das atividades locais. “No São João de 2024, nós contratamos 66 trios pé de serra e os colocamos para tocar em diversos polos, em bairros distintos de João Pessoa, democratizando o acesso à cultura”, acrescentou.

 

Pesquisa

A pesquisa mostra o perfil de quem frequenta cinemas, teatros, museus, shows e outras atrações culturais, em 26 capitais estaduais e em Brasília. Em João Pessoa, 40% dos entrevistados afirmaram praticar ao menos uma atividade cultural.

Um dos aspectos observados é que as festas juninas são mais frequentadas que as carnavalescas. O São João é o evento cultural mais importante para 25% do total de entrevistados em João Pessoa. Em segundo lugar, aparecem os eventos religiosos/espirituais, com 10%, e, em terceiro, o Carnaval, com 9%. Dos 37% de moradores que afirmaram ter ido a eventos populares, 75% participaram de festas juninas, 55% de blocos de Carnaval e 37% de desfiles carnavalescos. O forró aparece como o ritmo musical predileto, para 47% dos entrevistados.

Em relação ao acesso às atividades culturais da cidade, 45% dos entrevistados afirmaram ter frequentado locais históricos, nos 12 meses anteriores à pesquisa; 41% foram a shows de música; 37% participaram de festas populares; 25% foram a eventos de dança; 21% visitaram museus; 21% foram ao teatro; e 10% a concertos. Dos que foram a esses locais ou eventos, 56% informaram que a atividade que frequentaram era longe de casa.

Dos 21% que afirmaram ter visitado museus na capital paraibana, 5% disseram que o último local visitado foi o Centro Cultural São Francisco; 4%, o Hotel Globo e a Fundação Casa de José Américo; 3%, o Teatro Santa Roza e o Centro Histórico; e, por fim, com 2%, o Espaço Cultural José Lins do Rego e a Usina Cultural Energisa.

Do total de entrevistados, 45% afirmaram conhecer e já ter ido à Casa da Pólvora, 36% ao Hotel Globo e 35% ao Centro Cultural São Francisco. A pesquisa foi feita com 19,5 mil pessoas com 16 anos ou mais, moradoras de todas as capitais brasileiras — as 26 estaduais e Brasília. Em João Pessoa, foram 600 entrevistados.

Outro dado da pesquisa é que o acesso a atividades culturais caiu em 12 capitais, entre elas São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Recife. João Pessoa, no entanto, não figura nessa lista.

 

*Mátéria publicada originalmente na edição impressa do dia 27 de março de 2025.