Protestos e bloqueios com o uso de pneus queimados interromperam temporariamente o tráfego na Avenida Cruz das Armas, em João Pessoa, no início da tarde de ontem. Comerciantes da Feira de Oitizeiro, situada na área, manifestaram-se contra a mudança do tradicional ponto de comércio, motivada por obras de requalificação da Prefeitura Municipal.
Como parte de um processo de reestruturação dos mercados públicos locais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa (Sedurb), a gestão da capital transferirá a Feira de Oitizeiro para as margens da BR-230, nas proximidades do viaduto das Três Lagoas. De acordo com a Prefeitura Municipal, o Novo Mercado de Oitizeiro oferecerá uma infraestrutura com 400 boxes comerciais, em uma área de 5 mil m2, incluindo ambientes de convivência, praça de alimentação e outros espaços planejados.
A ação dos manifestantes afetou o fluxo do trânsito em ambos os sentidos da avenida. Na ocasião, os feirantes expressaram descontentamento com a transferência do ponto comercial — cuja atual localização, conforme previsão da gestão municipal, deve ser desativada até dezembro deste ano. O grupo de protestantes também exigiram uma audiência com o prefeito da cidade, Cícero Lucena, alegando não terem sido consultados antes de o projeto de mudança começar a ser executado.
Equipes da Polícia Militar da Paraíba (PMPB) e da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa foram acionadas para controlar o tráfego e negociar a liberação da via, que foi totalmente desobstruída às 13h40.
Segundo a assessoria da Sedurb, o secretário Marmuthe Cavalcanti, titular da pasta, deverá pronunciar-se publicamente sobre o caso hoje.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 29 de julho de 2025.