INDEPENDÊNCIA

Feriado altera alguns serviços em JP

publicado: 06/09/2024 13h39, última modificação: 06/09/2024 13h39
Mesmo com mudanças pontuais, capital do estado terá um sábado movimentado, principalmente no Centro
2024.09.05_movimento comercio © roberto guedes (20).JPG

Trens voltam a funcionar na segunda-feira; lojas, supermercados, bares, restaurantes e shoppings, além da Bica e do Jardim Botânico, estarão abertos | Foto: Roberto Guedes

por Sara Gomes*

Amanhã, celebra-se o Dia da Independência do Brasil. Em João Pessoa, os trens urbanos e os Correios vão paralisar as suas atividades. Já os shopping centers, os mercados públicos, a balsa de Cabedelo e o comércio funcionam normalmente, por considerarem o feriado movimentado. Todos os serviços essenciais, como limpeza, segurança e saúde, serão mantidos, mas as Unidades de Saúde da Família (USFs) e policlínicas de João Pessoa não funcionarão, como também outros serviços de Atenção Básica e da Especializada, a exemplo de centros de práticas integrativas e complementares.

Para aqueles que querem aproveitar o dia para fazer compras, a maioria das lojas de João Pessoa estará aberta, neste feriado, principalmente aquelas do Centro da cidade, onde acontece o tradicional desfile cívico. Segundo informações da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a convenção trabalhista permite a abertura do comércio em feriados, desde que seja paga a verba indenizatória de R$ 63 mais um dia de folga, dentro do mês trabalhado. No caso de dois feriados no mês, a empresa terá até 60 dias para agendar a folga do funcionário.

Os supermercados, bares e restaurantes também funcionam normalmente. Na avaliação do presidente da CDL, Nivaldo Vilar, o feriado é promissor para o comércio, por ser no sábado. “A cidade vai estar movimentada. Como o desfile cívico acontece no Centro, a maioria das lojas vai abrir, neste feriado. Se fosse numa segunda-feira, o movimento seria fraco”, analisou.

Além de desfile e compras, o feriado também pode ser uma oportunidade para passar um dia diferente, longe do burburinho do comércio. Assim, se a ideia for estreitar o contato com a natureza, o Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) e o Jardim Botânico Benjamim Maranhão são opções de lazer, pois também estarão abertos.

Viagem

Mais de 12 mil passageiros devem passar pelo Terminal Rodoviário Severino Camelo, de João Pessoa, até a próxima segunda-feira (9). Isso representa um aumento de 11%, em comparação com um fim de semana regular. “No entanto, não há expectativa de superar o movimento do ano passado, pois não é um feriado prolongado”, observou Sabrina Dellaqua, gerente de Núcleo do terminal.

Algumas empresas estão incluindo linhas extras hoje. A previsão para o dia do feriado, porém, é de que os horários sejam normais. Os principais destinos interestaduais com saídas extras são Fortaleza e Natal; já os intermunicipais são Patos, Pombal, Sousa, Cajazeiras, Solânea, Bananeiras, Guarabira, Areia e Baía da Traição.

Balsa

A balsa que liga Cabedelo à praia de Lucena funcionará das 6h às 19h. Em um sábado comum, o serviço utiliza apenas uma balsa. Por ser feriado nacional, a administração acredita que vai utilizar duas embarcações, devido ao aumento da demanda.

CBTU

Já a Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU) de João Pessoa comunica que os veículos leves sobre trilhos (VLTs) não funcionam neste feriado. Os trens voltam a circular normalmente na segunda-feira (9), das 4h52 às 19h51, entre as estações de Santa Rita e Cabedelo (aos domingos, não há operação comercial).

Lazer

A Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa, estará aberta para visitação das 9h às 16h. Os visitantes podem conhecer diversos atrativos do universo do político e escritor paraibano José Américo de Almeida, no espaço onde ele viveu os seus últimos anos de vida. O local funciona de terça-feira a domingo — inclusive, feriados.

A Bica tabém funciona nos feriados e de terça-feira a domingo, das 8h às 17h — atenção para a bilheteria, que se encerra 30 minutos antes. A entrada custa R$ 3. Já o Jardim Botânico é aberto das 8h às 16h30. Para fazer a trilha ecológica, é necessário chegar meia hora antes.

Shoppings

O Manaira e o Mangabeira Shopping funcionarão das 10h às 22h, com todas as lojas, quiosques, operações de lazer e de alimentação abertos. Já o Liv Mall, localizado no Jardim Oceania, alterou o horário de funcionamento neste feriado. A praça de alimentação e a Estação Turma da Mônica funcionarão das 12h às 21h, enquanto as lojas abrem das 13h às 21h. A alameda de serviços estará fechada.

As lojas do Shopping Tambiá funcionarão das 9h às 20h, mas a praça de alimentação ficará aberta até as 21h. Já o Mag Shopping terá lojas, quiosques e alameda de serviços funcionando das 9h às 21h, enquanto a praça de alimentação e de lazer estará aberta das 10h às 22h, e os restaurantes, das 11h45 às 22h. Os cinemas também funcionam de acordo com a programação, em ambos os centros de compras.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 06 de setembro de 2024.