O São João de Bananeiras já tem data para acontecer. As festividades deste ano no município serão realizadas nos dias 13, 14, 20, 21, 22 e 23 de junho, no Bananeiras Parque, área às margens da PB-103, no sentido Bananeiras–Dona Inês, que em 2025 vem renovado e com uma área de mais de 40 mil m² voltada para shows, camarotes, alimentação e estacionamento. No total, são 30 atrações confirmadas nos seis dias de festejos juninos, entre elas Zé Neto e Cristiano, Victor e Leo, Dorgival Dantas, Magníficos, Mexe Ville e Waldonys.
Para os seis dias, é esperada movimentação de 60 mil pessoas na cidade, com uma entrada de, aproximadamente, R$ 5 milhões na economia local. Além disso, há a expectativa da oferta de empregos temporários para moradores, especialmente em setores como hotelaria, alimentação e comércio.
Segundo a secretária de Turismo da cidade, Karina de Leon, o diferencial dessa nova edição será homenagear mais o forró pé de serra, o forró “das antigas” e as tradições culturais. “O São João é um evento que une a comunidade, com muitas pessoas participando de atividades e celebrações, ajudando a preservar a cultura popular nordestina, incluindo suas tradições, música e dança. Teremos atrações que manterão viva a tradição junina: animar o público e celebrar a cultura nordestina com muito forró, comidas típicas e alegria, atraindo visitantes de todo o Brasil e gerando receita para a cidade”, coloca a secretária.
Karina acrescentou que o São João é uma manifestação cultural de grande importância para a cidade, com implicações culturais, econômicas e sociais significativas. A expectativa de ocupação de hotéis e pousadas, segundo ela, é de 90% no mês de junho.
Outro ponto salientado pela secretária foi o reforço da segurança para as festividades, incluindo a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público da Paraíba (MPPB) no último dia 20. Entre os pontos acordados, estão a fiscalização de extintores de incêndio em todas as barracas e restaurantes, monitoramento das áreas externas ao Bananeiras Parque, acompanhamento do quantitativo de entrada e saída de pessoas e proibição de venda de bebidas em vasilhames de vidro no local das festas.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 27 de maio de 2025.