Prometendo oferecer uma vivência do brilho da cultura paraibana, a 12ª edição do Natal na Usina acontece de 6 a 27 de dezembro, na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa. A programação do evento envolverá artes visuais, música, dança, teatro, circo, artesanato, poesia e cultura popular, em atividades pensadas para diversos públicos. Além disso, a iniciativa promete integrar grandes nomes da música, no estado e no Nordeste, em encontros inéditos. Em 2025, o festival ainda ampliará suas ações de acessibilidade e inclusão. Toda a programação é gratuita.
Entre os destaques da agenda, estão os shows de abertura do evento, que reunirá, num único palco, Cátia de França, Josyara e Juliana Linhares, trazendo, para a capital, uma performance conjunta que tem repercutido Brasil afora como sinônimo de resistência e renovação. Na mesma linha, a maior revelação do rock nordestino nos últimos anos, a banda Papangu, convida Paulo Ró, um dos ícones da música paraibana, eternizado pelo Jaguaribe Carne. Mais um exemplo desses encontros será o show da cantora Bixarte, que terá uma convidada-surpresa.

- O paraibano Paulo Ró também é uma das atrações musicais desse ano | Foto: Gênesis Santana/Divulgação
Também haverá, ao longo da programação, bailes em homenagem aos tradicionais Assustados de Ruth Avelino e ao Bloco Cafuçu, além de um especial que celebrará as 12 edições do Natal na Usina, mostras de corais e de Papais Noéis, exposição de obras de 120 artistas paraibanos e o tradicional concurso de presépios. Para o público infantil, as atividades incluirão atrações de circo, contação de histórias e apresentações de cultura popular. O evento abrirá espaço, ainda, para uma feira criativa, de gastronomia e de vinis, em parceria com a Feira Armazém e a Feira Paraíba Vinil.
O diretor-presidente da Energisa Paraíba, Márcio Zidan, ressalta a relevância do festival. “Já vivi cinco edições do Natal na Usina e sei o quanto esse evento é importante e significativo para a cultura paraibana. Ele reúne diversas linguagens artísticas, da música à dança, e consolidou-se como um verdadeiro palco de expressão da nossa cultura local. Mais do que um evento, trata-se de uma iniciativa sociocultural e econômica reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba”, observa Márcio.
Plural e acessível
A diretora da Atua Comunicação Criativa e produtora do Natal na Usina, Dina Faria, conta que, para montar a programação do festival, a organização busca contemplar a diversidade de produções e estilos existentes no estado, além de contribuir para a formação de público, outro objetivo do evento. “Por isso, temos apresentações voltadas para as crianças, que sempre lotam, e, a partir delas, acabamos atingindo a família toda, que prestigia esses momentos”, ressalta.
Quanto aos recursos de acessibilidade e inclusão, Dina destaca que, na edição deste ano, essas medidas serão reforçadas com novidades: haverá uma área de conforto sensorial para quem precisar se afastar um pouco do barulho e da agitação do ambiente; audiodescrição e escritos em braile nos espaços e exposições; um dia inteiro de atividades para pessoas com deficiência; e estandes de mães empreendedoras na feira criativa, em parceria com a Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad). “A Paraíba é um dos estados do Brasil com o maior número de pessoas com deficiência, e o evento, reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial, tem essa obrigação de ser, de fato, um festival para todos os paraibanos”, salienta Dina, acrescentando que a própria equipe de produção da iniciativa conta com PcD.
Ainda pensando na diversidade e na pluralidade do evento, mais de 50% dos artistas que integram a agenda do Natal na Usina são negros, e há, ainda, a presença expressiva de mulheres, além de atrações LGBTQIA+ e de ampla diversidade religiosa.
Nesta edição, a propósito, os organizadores também promoverão uma pesquisa de público com os visitantes do festival, com o intuito de entender melhor o perfil dos frequentadores e como avaliam a iniciativa, para que os indicadores registrados possam subsidiar melhor o evento do próximo ano.
Outro marco é o lançamento de um aplicativo, cuja primeira versão será usada e testada durante a agenda. “É um aplicativo de agenda cultural, com geolocalização, informações sobre a programação, redes sociais dos artistas e outras ferramentas. A ideia é facilitar o conhecimento da população e dos turistas sobre o que está acontecendo na cidade, além de ‘linkar’ dicas de lugares, roteiros e experiências turísticas”, pontua.
O projeto Natal na Usina 2025 é realizado a partir da Lei de Incentivo à Cultura, com produção da Atua Comunicação Criativa, patrocínio do Grupo Energisa e apoio do Instituto Energisa, da Brose e do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de João Pessoa (Sintur-JP).
Através deste link, acesse a programação
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 15 de novembro de 2025.