Notícias

pré-Carnaval

Folia de Rua começa hoje em JP

publicado: 09/02/2023 00h00, última modificação: 09/02/2023 12h36
Tradicional festejo terá a participação de 39 blocos e espera grande público em uma das maiores prévias do Brasil
1 | 2
Carnaval 2023 é promovido pela Prefeitura de João Pessoa em parceria com Associações e Ligas e com apoio do Governo do Estado
2 | 2
Baiana abre os shows no Ponto de Cém Reis na noite de hoje (9)
2023.02.08_lançamento folia de rua © roberto guedes (301).JPG
Margareth_Reprodução-redes-sociais.png

tags: folia de rua joão pessoa 2023 , ,

por Juliana Cavalcanti*

Multiculturalidade e diversidade. As duas palavras contemplam a ideia central do Carnaval 2023 de João Pessoa, após o lançamento oficial da programação pela Associação Folia de Rua, na manhã de ontem. Para Jairo Pessoa, diretor operacional da Associação, a programação foi realizada de forma coletiva, contando com atrações de blocos, grupos musicais e cantores nos palcos, trios elétricos e orquestras de frevo.

“Essa programação foi construída de forma inédita junto com os associados, pensando na multiculturalidade da nossa festividade, na diversidade dos artistas e ritmos que representam o nosso Folia de Rua. Pensamos em privilegiar os artistas locais e buscar distribuir da melhor forma atendendo essa diversidade”, destacou.

De acordo com o presidente da Associação Folia de Rua, Sérgio Nóbrega, o objetivo do lançamento foi destacar a realização da maior prévia carnavalesca do Brasil, com 39 blocos que tomarão às ruas da cidade.

"É o momento de reencontrar amigos, artistas, mas, acima de tudo, reencontrar os colegas de bairro e o nosso eterno folião" - Sérgio Nóbrega

“É com muita satisfação e alegria que, depois de dois anos, o Folia de Rua retorna. Esse é o momento de reencontrar os amigos, os artistas, mas acima de tudo reencontrar os colegas do bairro e o nosso eterno folião. O Folia de Rua está na alma do paraibano”.

O Folia de Rua faz parte da história de João Pessoa, atuando na valorização da cultura popular, com o fortalecimento de blocos e do festejo como um todo. É através do trabalho coletivo que a história seguirá sendo escrita nesta 35a edição.

“Este é um momento histórico para o Folia de Rua porque foi uma construção da diretoria, dialogando com os associados, o Governo do Estado e a Prefeitura. Essa programação foi construída com vários olhares, com cuidado e zelo para que tivéssemos a melhor prévia carnavalesca”, frisou.

Segundo o diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves, o Carnaval é um momento do povo e, por isso, necessita de políticas públicas estruturadas que auxiliem o fortalecimento.

“Começamos as prévias de carnaval nos bairros há cerca de 10 dias e eles mostram o Carnaval gigante e forte que nós temos. A gente tenta aprimorar para que os blocos, escolas de samba, ala ursas, tribos e clubes cresçam, ganhem independência e sustentabilidade”, finalizou.

Associação disponibiliza site e aplicativo 

Na oportunidade de divulgação da programação completa, também houve o lançamento do site e do aplicativo da Associação Folia de Rua.
A investida no meio digital é uma forma de preservar a história e memória dos anos de Folia de Rua, além de assegurar o fomento cultural e popular com a construção e contação da narrativa dos blocos e agremiações que integram o Folia de Rua.

■ História será contada através de textos, fotos e vídeos que estarão disponíveis para todos os usuários da internet

O site, criado e apresentado por Walmar Pessoa, conta com o histórico da Associação, da presidência e dos blocos associados, além de imagens, vídeos, hinos, notícias e outros recursos contemplados pela entidade.

“O site é repleto de animações e já teremos notícias durante o evento, que serão postadas pela assessoria de imprensa. Temos a contagem regressiva para a festa e as redes sociais também estão integradas. É possível assistir um documentário sobre o Folia de Rua”, explicou.

Walmar Pessoa destacou que a construção do site também pensou na acessibilidade para usuários com deficiência visual, com ações como o aumento ou diminuição dos caracteres, a transformação em tons de cinza, alto contraste e contraste negativo, que ajudam a melhorar a visibilidade, se adaptando a diversos cenários.

Além disso, ainda é possível a leitura através do VLibras, tecnologia desenvolvida na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que realiza a leitura dos textos na tela para os usuários que necessitam dessa acessibilidade.

“O site é todo responsivo, ou seja, vai se ajustando de acordo com a plataforma, no caso desktop (computador) ou celular. Temos a parte institucional falando do Folia de Rua e a ideia é criar no site um acervo contendo todo o histórico do Folia de Rua, trabalho que está sendo coletado e implantado no site, mas já temos galeria de fotos”, detalhou o criador da página.

O aplicativo também foi lançado e funciona como uma versão do site para dispositivos móveis, bem como um atalho que, segundo o desenvolvedor, serve para facilitar o acesso do usuário.

Ele acrescenta que esta será uma ampla divulgação das atrações de forma atualizada, em todos os blocos, com a possibilidade de obter informações detalhadas sobre história e diretoria.

O Carnaval 2023 é promovido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Funjope, e é o resultado de uma parceria com a Associação Folia de Rua, Liga das Escolas de Samba e o apoio do Governo do Estado, através da Polícia Militar (PMPB), Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

Margareth Menezes abre os festejos no Ponto de Cem Réis

Baiana abre os shows no Ponto de Cém Reis na noite de hoje (9)

Após anos de espera, a população de João Pessoa poderá, hoje, voltar às ruas com serpentinas, confetes, muita cor e alegria para brincar o carnaval, ainda que nas prévia. Isto porque a abertura oficial do Folia de Rua, tradicional festejo da cidade, com o show da cantora e, agora, Ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Além da baiana, também se apresentam a Orquestra Sanhauá e a Banda Tracundum, a partir das 19h, no Ponto de Cem Réis.

O Projeto Folia de Rua retorna às ruas da cidade após dois anos de suspensão em decorrência da pandemia da Covid-19. Para o reencontro com os foliões, a edição de 2023 terá, além de Margareth Menezes, a presença do DJ Alok, com destaque internacional, no Bloco Muriçocas do Miramar; e a banda de axé Psirico, que animará o público no Bloco Virgens de Tambaú.

Este ano, o Folia de Rua 2023 acontece entre os dias 9 e 18 de fevereiro com vários blocos desfilando pelas ruas da cidade durante a semana que antecede o Carnaval. Entre os principais estão as Muriçocas do Miramar, Muriçoquinhas, Cafuçu, Virgens de Tambaú, Bloco dos Atletas, Banho de Cheiro, Viúvas da Torre, dentre outros.

A programação de abertura acontece no Centro Histórico, com blocos em vários pontos como a Praça Rio Branco e Pavilhão do Chá, além do bairro dos Bancários.

A descentralização pelos bairros é, inclusive, uma das principais características do festejo. Apesar da concentração pelas princiapais ruas da cidade, em específico no Centro, as atrações percorrem, durante os dias de festa, diferentes ruas dos bairros da capital, do Varadouro às praias.
De acordo com o presidente do projeto Folia de Rua, Sérgio Nóbrega, serão, ao todo, 39 blocos filiados, além da participação de convidados e blocos independentes, somando quase 130 agremiações.

Ele destaca que o Folia de Rua volta a realizar uma das maiores prévias carnavalescas do Brasil, com a expectativa de um público recorde, já que atende a todos os públicos, ritmos e estilos “Somos um projeto de amor, respeito e inclusão, por onde desfilam blocos de várias faixas etárias, portadores de necessidades especiais e tantos outros que garantem a diversidade dos foliões”, declarou Sérgio Nóbrega.

O evento é realizado com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), além do Governo do Estado da Paraíba e outros parceiros.

Hoje saem às ruas os blocos Piratas dos Bancários (18h).Confete e Serpentina (17h30, na Ladeira da Borborema); Anjo Azul (17h30, no Beco da Malagrida); A Cueca (19h, no Beco Philipéia); e Bloco do Pinguim (21h, na Praça Rio Branco), todos no Centro Histórico.

No Ponto de Cem Réis terá o Folia Cidadã (20h30); Margareth Menezes, Orquestra Sanhauá, bateria da Escola de Samba Malandros do Morro, Banda Tracundum e a Orquestra AZDD. 

Saiba mais

Programação completa:

• 9 de fevereiro
Confete e Serpentina: 17h30
Anjo Azul: 17h30
Piratas dos Bancários: 18h
A Cueca: 19h
Folia Cidadã: 20h30
Bloco do Pinguim: 21h

• 10 de fevereiro
Bloco Vumbora: 20h
Cordão do Frevo Rasgado: 21h

• 11 de fevereiro
Imprensados: 12h
Agitada Gang (infantil): 16h
Maluco Beleza: 19h
Flatorre: 18h
Virgens de Mangabeira: 19h
Boi Vermelho: 18h
Peruas do Valentina: 18h
Eternamente Flamengo: 19h
Desmantelados do Cristo:19h,
Bloco dos Atletas: 20h,
Bloco Tambiá Folia: 18h,
Bloco Banho de Cheiro: 21h,

• 12 de fevereiro
Viúvas da Torre: 16h
Bloco Virgens de Tambaú: 18h

• 13 de fevereiro
Bloco Muriçoquinhas
do Miramar: 17h
Bloco da Melhor Idade: 17h

• 14 de fevereiro
Bloco Portadores da Folia: 15h
Jaguaribe Folia: 18h
Acorde Miramar : 23h59

• 15 de fevereiro
Bloco Muriçocas
do Miramar: 20h

• 16 de fevereiro
Canto do Tetéu: 16h
Jacaré do Castelo: 19h
Viúvas do Bela Vista: 18h30
Galo do 13 de Maio: 19h
Bloco da Saudade: 19h

• 17 de fevereiro
Bloco Cafuçu: 18h

• 18 de fevereiro
Bloco Elefante da Torre: 11h28
Bloco Boi do Bessa: 16h
Bom Demais: 19h
Urso Gay: 19h
Bloco Vaca Morta: 21h

*Matérias publicadas originalmente na edição impressa de 9 de fevereiro de 2023.