Notícias

Força-tarefa reúne 1.500 homens e uso de drones contra o Aedes aegypti

publicado: 13/02/2016 01h00, última modificação: 13/02/2016 02h05
drone1-Wagner Varela-Assessoria-PM (2).jpg

Os drones da Polícia Militar estão sendo fundamentais na localização dos criadouros do mosquito - Foto: Wagner Varela/Secom-PB

tags: polícia militar , drone , aedes aegypti , dengue , zika , chikungunya


Cardoso Filho

A “guerra” está declarada. Equipes do Exército, Capitania dos Portos (Marinha), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e ex-atiradores voluntários (reservistas dos Tiros de Guerra) bem como de secretarias da Educação e Saúde do Estado e dos municípios estarão armadas com equipamentos especiais para combater o mosquito Aedes aegypti. A concentração da força-tarefa acontece a partir das 7h de hoje no 1º Grupamento de Engenharia e Construção, responsável pela coordenação do evento.

Na ação de hoje a Polícia Militar da Paraíba vai utilizar drones. Esta é a segunda ação de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, quando serão empregados 1.500 homens nos municípios da Região Metropolitana de João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Patos, Pombal e Rio Tinto.

A escolha das cidades para as ações da segunda etapa criada pelo Ministério da Defesa foi feita pela Secretaria de Estado da Saúde após levantamento realizado pelos agentes do órgão. Esses locais apresentaram maior incidência das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

A mobilização na Paraíba contará com a presença do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, ‘escalado’ pela presidente Dilma Rousseff, que estará na Praça do Coqueiral, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, a partir das 10h. Outros ministros foram designados para participar da força-tarefa nos demais municípios brasileiros onde haverá ações dos militares em conjunto com agentes de saúde.

Mais duas etapas estão programadas. A próxima prevê a ação de militares em conjunto com agentes de saúde, quando serão visitadas residências para eliminar nascedouros do mosquito entre os dias 15 e 18 deste mês.

A última fase do Plano da Defesa será desenvolvida em parceria com o Ministério da Educação, entre 19 de fevereiro e 4 de março, quando as escolas públicas serão visitadas por militares, ministrando palestras aos estudantes sobre a necessidade de combater o Aedes aegypti.