Força-tarefa visitou 47 mil imóveis na Paraíba

publicado: 16/02/2016 01h00, última modificação: 15/02/2016 20h47
Exército-dengue.jpg

Militares e agentes distribuíram 150 mil panfletos e cartazes para conscientizar a população sobre a eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti - Foto: Divulgação

tags: zika , dengue , aedes aegypti

Cardoso Filho

Os órgãos de saúde federais, estaduais e municipais iniciaram ontem mais uma etapa de combate ao Aedes aegypti. Na Paraíba, a Força-tarefa inclui integrantes do Exército Brasileiro, Capitania dos Portos (Marinha), agentes das Secretarias de Saúde do Estado e dos municípios visitados com a missão de combater o mosquito transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya.

Ontem, a Seção de Comunicação Social do 1º Grupamento de Engenharia informou que 47 mil imóveis foram visitados na Paraíba. Os militares e agentes envolvidos distribuíram 150 mil folders, panfletos e cartazes para conscientização da população acerca da eliminação dos focos do mosquito. O Exército considerou importante o apoio dos reservistas voluntários dos Tiros de Guerra da Paraíba (Cajazeiras, Patos, Pombal e Rio Tinto), além da União dos Escoteiros, Lions Clube e Correios.

Ontem foi iniciada a 3ª etapa, com a vistoria dos imóveis por parte dos agentes de saúde e dos militares, com a aplicação de larvicida, quando necessária. Esta ação se estenderá até o dia 18. Para esta etapa foi criado um mutirão com 55 mil homens em 270 municípios contra o mosquito Aedes aegypti.

Durante todo o dia de sábado (13), várias localidades da Região Metropolitana de João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Patos, Pombal e Rio Tinto receberam a visita de 1.500 militares do Exército, Capitania dos Portos (Marinha), ex-atiradores voluntários (reservistas dos Tiros de Guerra), agentes de saúde do Estado e municípios visitados.

Além das ações de enfrentamento do mosquito, também foram realizadas atividades cívico-sociais ao longo do dia, com atendimento médico-hospitalar, apresentação da Banda de Música do Exército e brincadeiras para crianças. Em João Pessoa, as atividades aconteceram nos bairros da Torre (Praça da Independência) e Mangabeira (Praça Coqueiral). Em Bayeux, no pátio da prefeitura. Em Santa Rita, nas Praças Getúlio Vargas e Centenário. E em Cabedelo, na Praça central da cidade.