Notícias

tradição nordestina

Forró será tema de festival na França

publicado: 13/08/2025 08h13, última modificação: 13/08/2025 08h13
Evento em Lille marcará campanha pelo reconhecimento do gênero como Patrimônio Imaterial da Humanidade
IMG-20250624-WA0002.jpg

A cantora paraibana Elba Ramalho está entre as atrações da programação, que acontece, em setembro, no Le Grand Sud | Foto: Rondinelle de Paula/Codecom-CG

De 11 a 14 de setembro, a cidade de Lille, na França, será palco do 1o Festival Internacional do Forró de Raiz, um evento inédito que levará, ao coração da Europa, a tradição e a energia contagiante do tradicional gênero nordestino. Integrando a programação oficial da Temporada Brasil–França 2025, a iniciativa é fruto de uma parceria entre o Governo da Paraíba — por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) —, o Consórcio Nordeste e três importantes instituições culturais francesas: a Association Lille 3000, o Museu de Belas Artes de Lille e a Câmara Municipal de Lille.

Entre as primeiras atrações confirmadas no festival, sediado na sala de concertos do Le Grand Sud, estão a cantora paraibana Elba Ramalho, considerada um ícone da música popular brasileira; Santanna, o Cantador, reconhecido como um dos mais importantes intérpretes da cultura nordestina; e Mestrinho, sanfoneiro virtuoso que representa a nova geração de artistas regionais, comprometida com a preservação e a valorização do forró e de suas raízes.

De acordo com o governador da Paraíba, João Azevêdo, a realização do Festival Internacional do Forró de Raiz também marcará a assinatura de um protocolo de cooperação entre os nove estados nordestinos, com o objetivo de consolidar a candidatura do forró ao status de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

“Desde 2023, a Paraíba tem conduzido esse processo em âmbito nacional, junto aos demais estados e com o apoio do Governo Federal, por meio do Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional]. Agora, buscamos consolidar a candidatura do forró e garantir que essa grande expressão cultural brasileira também seja reconhecida internacionalmente”, explicou o governador.

O secretário de Cultura da Paraíba, Pedro Santos, reforçou a importância da ação conjunta. “Essa é uma oportunidade histórica de promovermos internacionalmente uma expressão cultural genuinamente nordestina. Estamos dando esse passo de forma coletiva, reunindo os nove estados do Nordeste”, celebrou.

A programação do evento ainda contará com oficinas, rodas de conversa, exibição de filmes, aulas de dança e debates sobre a história e os desdobramentos contemporâneos do forró, envolvendo tanto o público francês quanto a comunidade brasileira residente na Europa.

Com produção da Associação Cultural Balaio Nordeste, o Festival Internacional do Forró de Raiz tem o apoio de organizações e entidades francesas como a Métropole Européenne de Lille; AG2R La Mondiale; e Caisse d’Épargne Hauts-de-France. O evento também dispõe da chancela de participante da Temporada Brasil–França 2025, que prevê uma série de mais de 300 ações comemorativas, no país europeu, sob coordenação do Institut Français e do Governo da França, além do Instituto Guimarães Rosa, do Ministério da Cultura e do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 13 de agosto de 2025.