Funad realiza prévia de carnaval e apresenta estandarte do Bloco Portadores da Alegria

publicado: 18/02/2017 00h05, última modificação: 18/02/2017 08h56
FUNAD CARNAVAL.jpg

Usuários e familiares se fantasiaram e caíram na folia ao som do frevo e da Bateria Malandros do Morro, na sede da instituição, em João Pessoa - Foto: Edson Matos

tags: funad , carnaval 2017 , joão pessoa , folia de rua , bloco portadores da alegria

Rodolfo Amorim - Especial para A União

Ao som de frevo e da Bateria Malandros do Morro, a Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) realizou, ontem, a prévia carnavalesca da instituição. Em suas cadeiras de roda, apoiados em muletas ou até mesmo soltos na pista, os usuários se divertiram juntos aos familiares e mostraram a expectativa para o desfile oficial do bloco. Fantasiados ou não, mas demonstrando uma alegria contagiante, os portadores de deficiência fizeram jus ao tema deste ano, que é “Frevo, Paixão e Alegria”. Além da apresentação do estandarte, todos foram coroados como realezas do Carnaval.

A presidente da Funad, Simone Jordão, disse que o objetivo é sempre recriar o evento. “Na verdade, todo ano a Fundação tenta inovar e agregar o maior número de pessoas possíveis nesse acontecimento tão importante, que é a prévia carnavalesca da Funad. Assim, essas pessoas com deficiência também podem ter um espaço de protagonismo nesse período de folia e uma participação ativa, além de construir a própria inserção na sociedade”, pontuou a presidente.

A sexta-feira foi escolhida para a prévia devido ao Folia de Rua, que teve início ontem na cidade. Os alunos, usuários e servidores deram o pontapé inicial com a festa na Funad.

Este ano, em especial, haverá uma Corte. Nas edições anteriores, quando havia a eleição de rei e rainha do Carnaval na Funad, os alunos percebiam que se criava uma disputa grande entre eles, afinal, todos queriam fazer parte da nobreza carnavalesca. A presidente da fundação ouviu as ideias dos usuários e acatou. A forma de inovação, então, foi a criação da Corte, onde todos poderiam ser reis, rainhas, príncipes e princesas. Por sugestão deles, as majestades desfilarão no Bloco Portadores da Folia, na próxima terça-feira (21).

Estandarte

Com aspectos de transparência e reciclagem, o estandarte deste ano, apresentado na prévia, revela também uma ideia de sustentabilidade. Feito com material reciclável, o símbolo foi demonstrado por Jéssica. Vestida de mulher maravilha, Jéssica Ferreira, de 22 anos, foi a porta estandarte da Funad. A fantasia, conta ela, foi escolhida por gostar muito da personagem heroína. Jéssica é aluna da Escola Estadual de Educação Especial Ana Paula Ribeiro, que faz parte da Funad. Ao ser escolhida para representar a fundação, ela disse que aprendeu com o professor a como segurar o estandarte.

Com sorriso e maquiagem no rosto, Jéssica mostrou, além da simpatia, que as deficiências não impedem ninguém de ser feliz. No ano anterior, foi à festa fantasiada de mulher gato. “Eu estou bem, aprendi tudo com o meu professor e fiquei feliz em levar o estandarte”, comentou enquanto sorria para mais uma foto.

Ao acompanhar sua filha em todos os eventos que ocorrem na Funad, Avani Cavalcanti relatou o quanto faz bem para ela esse contato com as pessoas. Seja no São João, Carnaval ou fim de ano, Márcia Rejane (sua filha) se sente bem melhor depois de cada ocasião. Vaidosa, com um vestido colorido e uma máscara no rosto, Márcia demonstrou sua felicidade no pátio, enquanto dançava, contente, com os colegas. “Além de ficar muito feliz, faz muito bem pra ela as atividades desse tipo. Além disso, é bom ver essa interação entre todos”, disse Avani Cavalcanti.

Portadores da Folia

Com toda a alegria contagiante dos foliões da Funad, a presença da Corte do Carnaval e de todos que quiserem participar, o Bloco Portadores da Alegria desfila no próximo dia 21, com saída às 15h, na Avenida Cabo Branco. De acordo com a presidente da Fundação, a cada ano que passa o número de pessoas que participam desse bloco tem aumentado significativamente. Este ano, haverá uma orquestra de frevo e um trio elétrico com uma banda, que será composta de músicos deficientes. No ano anterior, a Banda Acredito foi que puxou o bloco.

Com conceito de inclusão e espaço para todas as pessoas, o Portadores da Folia apresenta, em destaque, no seu estandarte, o tema: “Frevo, Paixão e Alegria”.