Redação com Secom-PB
Janeiro acabou e com ele o ‘Projeto Circuito Verão Jovem’, que mobilizou, no mês das férias da Escola Almirante Saldanha, internos de todas as unidades socioeducativas da Paraíba. Atividades artístico-desportivas, cinema e palestras sobre empregabilidade, doenças sexualmente transmissíveis, sexualidade, espiritualidade, contação de história, ato infracional, marcaram jovens e adolescentes socioeducandos.
A iniciativa pioneira partiu do governo do estado, por intermédio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, Secretaria de Educação e Fundação Desenvolvimento da Criança e Adolescente Alice de Almeida (Fundac), que conseguiu mudar a rotina nesses locais.
O presidente da Fundac, Noaldo Meireles, considerou o projeto positivo, parabenizou e agradeceu a todos os organizadores, professores, diretores, técnicos, agentes e servidores que se envolveram e contribuíram para o pleno êxito do ‘Circuito Verão Jovem’.
Para o coordenador do Eixo Arte, Cultura e Esporte, Nilton Santos, o ‘Circuito Verão Jovem’ se configurou como uma grande oportunidade para os socioeducandos vivenciarem atividades culturais e esportivas no período das férias. “Acredito que o resultado foi extremamente positivo, uma vez que o nosso público participou de forma envolvente de toda a programação”, destacou Nilton. Prova disso foi o envolvimento diário dos socioeducandos em todas as atividades conduzidas por meio das coordenações de eixos, das coordenações pedagógicas e das direções do CEJ, CSE, CEA/JP, Centro Rita Gadelha, Lar do Garoto e CEA/Sousa.
Os jovens privados de liberdade participaram de várias atividades oferecidas no ‘Circuito Verão Jovem’ nas áreas de esporte, artes e lazer. Foram oficinas, recreações e gincanas distribuídas por módulos, como handebol de areia, vôlei de areia, basquete street, jogos populares, sleack line, música, futebol, jogos de xadrez, de dama e dominó, cinema, e pintura durante todo o mês de janeiro.