A Polícia Federal (PF) na Paraíba cumpriu, na manhã de ontem (09), oito mandados de busca e apreensão, na Paraíba e em Pernambuco, expedidos pelo Juízo da 12ª Vara Federal em Guarabira. A ação teve como objetivo dar seguimento às investigações de um esquema de gestão fraudulenta de instituição financeira e de apropriação indevida de recursos — crimes previstos nos artigos 4º e 5º da Lei de Crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.
De acordo com o delegado federal Joziel Brito, sete mandados foram cumpridos em João Pessoa, nos bairros de Tambauzinho, Expedicionários, Valentina Figueiredo, Tambaú e Ernesto Geisel; e um na cidade pernambucana de Camaragibe, na Região Metropolitana de Recife (PE).
Diante da suspeita de que a gestão anterior de uma cooperativa de crédito, sediada na capital paraibana, teria tido recursos desviados em favor de seus administradores e de pessoas próximas a eles, uma notícia-crime sobre o caso foi inicialmente recepcionada pelo Ministério Público Federal (MPF). O órgão ministerial, por sua vez, requisitou a instauração do inquérito policial para apurar a denúncia.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 10 de dezembro de 2025.