Contraste

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Paraíba > Gincana cultural movimenta programação alusiva ao Dia do Estudante no CEA/Sousa

Notícias

Gincana cultural movimenta programação alusiva ao Dia do Estudante no CEA/Sousa

por publicado: 16/08/2021 08h53 última modificação: 16/08/2021 08h53

Na semana em que se comemorou o Dia do Estudante, várias unidades da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente "Alice de Almeida" (Fundac) realizaram atividades extracurriculares e lúdicas com os socioeducandos com a participação e envolvimento de professores. No Centro Educacional do Adolescente (CEA) de Sousa, no Sertão paraibano, a data foi marcada pela realização de uma gincana cultural, que contou com a participação de 16 socioeducandos, com direito à medalha e brinde para a equipe vencedora da competição.

A gincana cultural constou de um Quiz (jogo de questionários que tem como objetivo fazer uma avaliação dos conhecimentos sobre determinado assunto) contendo 20 questões referentes ao conteúdo ministrado em todas as disciplinas no segundo bimestre da Escola Cidadã Integral Socioeducativa Mestre Júlio Sarmento (ECIS), além de atividades lúdicas como prova do limão, feijão no canudo, embaixadinha, torre de dominó, prova de mímica, jogo da velha e corrida com a bola.  

Após a acolhida pela direção, professores, coordenação pedagógica e funcionários foram formadas duas equipes, por sorteio, para participar dos jogos. A equipe A foi a campeã, que recebeu medalha e brinde. A coordenação sorteou mais cinco brindes com os demais e distribuiu para todos participantes chocolates, pipocas e refrigerantes. 

 “É um momento de exercitarmos o pensamento de Paulo Freire em que ele nos alerta que ‘educação não transforma o mundo’. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”, destacou o coordenador do eixo Educação da Fundac, Rafael Honorato. Para ele, essa deve ser uma filosofia central na socioeducação, “pois precisamos acreditar que são os adolescentes e jovens que estamos atendendo que serão responsáveis pela transformação do mundo que vivemos em prol de torná-lo mais justo e igualitário para todos”. 

Rafael entende que iniciativas como as da Unidade do CEA/Sousa são frutos de uma visão ampliada de educação, bem como prima pela formação integral dos sujeitos. “São esses os momentos que a Diretoria Técnica, através do Eixo Educação, quer fortalecer, acreditando que a partir deles vamos conseguir alcançar horizontes mais justos para nossos adolescentes”, pontuou.

A diretora da unidade, Nadja Abrantes, considerou a realização da gincana um momento cultural de muita descontração e acha “salutar ver esses adolescentes/jovens vivendo e revivendo momentos felizes interagindo com todos que ali estão. É gratificante esse sentimento… a escola é a responsável pela realização desse evento culminando assim a semana do estudante”.

A coordenadora pedagógica do CEA/Sousa, Socorro Magalhães, informou que a gincana cultural em comemoração ao Dia do Estudante já é uma tradição na ECIS e este ano, apesar do momento crítico, não poderia ser diferente. “Na verdade seria necessário para que nossos alunos compreendessem que, mesmo na adversidade, a educação é fundamental para a vida deles e que a escola faz parte do processo de ressignificação que estão passando”, destacou.

O momento foi realizado com a participação de todos os professores desde a organização, compra dos brindes até a participação on-line e presencial, seguindo todos os protocolos sanitários. 

BR 101 - KM 03 - Distrito Industrial - João Pessoa-PB - CEP: 58.082-010
CNPJ 01.518.579/0001-41