Notícias

Governador anuncia classificados do Programa Gira Mundo

publicado: 15/07/2016 18h31, última modificação: 16/07/2016 08h33
PAULO KENNEDY TAVARES REIS).jpg

O aluno Paulo Kennedy foi o primeiro colocado no teste e afirmou que não esperava pelo resultado - Foto: Divulgação

tags: Programa Gira Mundo , Governo da Paraíba


Jadson Falcão - Especial para A União

O governador Ricardo Coutinho anunciou nessa quinta-feira (14), por meio de sua conta no Twitter, que a Secretaria de Estado da Educação (SEE) divulgou o resultado preliminar da classificação do Programa de Intercâmbio Internacional Gira Mundo. Foram selecionados nessa primeira etapa 50 alunos, dos 800 classificados nas 14 Gerências Regionais de Educação (GREs). Para o programa, foram selecionados ainda três professores que foram monitores das 20 turmas que obtiveram as três melhores médias no teste, realizado entre 5 e 7 de julho.

O primeiro colocado no teste foi Paulo Kennedy Tavares Reis, de 17 anos, aluno do segundo ano do Ensino Médio da Escola Estadual Olivina Olívia Carneiro da Cunha, em João Pessoa. Paulo obteve a nota máxima no teste, que é de 180 pontos, e explicou que foi pego de surpresa com o resultado. “A sensação de ser selecionado é realmente incrível, não somente a de saber que passei, mas ainda mais saber que passei em primeiro lugar. Eu achei que tinha feito uma boa prova e que poderia ter passado, mas quando vi que minha nota era a máxima da prova, a sensação foi sem igual. Acho que nunca senti uma sensação dessas na minha vida”, explicou o estudante.

A família do aluno também foi pega de surpresa e se emocionou com o resultado. Segundo relatou o estudante, ao receber a notícia, o pai e a mãe de Paulo ficaram emocionados e imediatamente demonstraram o orgulho do filho com um abraço. “Eles  estavam aqui comigo na hora que olhei o resultado. A gente se abraçou e foi só alegria. O pessoal ficou realmente bem feliz”, contou empolgado o estudante, que vive também com a bisavó e com a avó.

Dos 50 alunos selecionados para essa etapa do Gira Mundo, 25 são do sexo masculino, e 25 do sexo feminino. Os estudantes inscritos tiveram a oportunidade de participar de um curso preparatório de inglês, que foi dividido em 20 turmas no Estado, e ministrado por professores da rede estadual.

O segundo e terceiro classificados nessa etapa do programa foram, respectivamente, os alunos Samuel Laerte Albuquerque de Azevedo Filho, estudante do Liceu Paraibano, e Rhuan Lafayette Feitosa de Oliveira Coutinho, também estudante da centenária escola da capital. Os três professores que foram classificados para esta edição do programa foram Patrícia Martins, Solanielly Cruz e Ingrid Carvalho.

Para a professora Solanielly Cruz, que foi monitora do Gira Mundo no Instituto de Educação da Paraíba (IEP), a realização do programa demonstra a valorização dos professores e alunos pelo governador. “Quando eu soube do resultado, fiquei muito emocionada porque essa é uma oportunidade única que nós, professores de inglês da rede estadual, estamos tendo através do governador Ricardo Coutinho. Com este programa, Ricardo valoriza a nossa classe e estimula os alunos a cada vez mais terem interesse de estudar, uma vez que o professor de inglês não trabalha sozinho, e para ser selecionado o aluno precisa estar com as notas boas também em português e matemática”, explicou a professora.

Solanielly se disse satisfeita com o resultado, e observou que o trabalho com os alunos é fruto de um processo realizado com muita dedicação. “A emoção de receber o resultado foi a concretização de todo um trabalho e não se estende só a mim que vou ao Canadá, mas a todos os professores de inglês da rede que vão ter a oportunidade de, nas próximas edições, participarem e incentivarem os alunos a estudar mais. Sinto uma satisfação imensa de estar participando de um projeto tão grandioso que também é realizado em outros estados, mas neles não abrange o professor. O diferencial aqui na Paraíba é que o governador pensou na pessoa do professor, nos dando a chance de vivenciar essa outra realidade de uma cultura tão diferente da nossa”, finalizou Solanielly Cruz.

Teste de proficiência

No Programa Gira Mundo, o teste TOEIC é utilizado para oportunizar a certificação dos alunos do Sistema Estadual de Ensino, expandindo as oportunidades do estudante ao ingressar no mercado de trabalho. O programa dá ainda a oportunidade de vivência do aluno durante um período de cinco meses em um país de língua inglesa, que nesta edição será o Canadá.
Os alunos classificados foram submetidos à aplicação, pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFPB), do TOEIC Bridge, de um teste de proficiência em língua inglesa para pessoas cuja língua materna não é o inglês. O teste foi desenvolvido para candidatos do nível iniciante até o pré-intermediário, e é adequado a alunos ou qualquer pessoa que use o idioma inglês para estudos, trabalho ou viagens.

A lista de classificação completa dos participantes do teste TOEIC Bridge está disponível no portal do Programa Gira Mundo: www.paraiba.pb.gov.br/educacao/giramundo.