Notícias

Governador lança edital do Programa Gira Mundo Israel

publicado: 15/03/2018 00h05, última modificação: 15/03/2018 01h09
2.jpg

Governador lançou o edital e ressaltou que a ideia é que os professores aprendam a conviver melhor em regiões com escassez de água - Foto: José Marques

tags: ricardo coutinho , governador , edital , gira mundo , israel


O governador Ricardo Coutinho (PSB) lançou nesta quarta-feira (14), no Palácio da Redenção, o edital do Programa Gira Mundo Israel Semiárido, que vai oferecer 20 vagas de intercâmbio para professores da rede estadual de ensino que atuam nas escolas do semiárido da Paraíba. O intercâmbio visa o aperfeiçoamento profissional dos professores das regiões com escassez de água, para que eles contribuam com a aplicação de projetos de desenvolvimento do semiárido paraibano. O edital com todas as informações será publicado no Diário Oficial do Estado. Prefeitos, deputados estaduais e auxiliares do governo estiveram presentes na solenidade.

Os professores selecionados passarão um mês em Israel, adquirindo conhecimentos sobre Agricultura Sustentável, Construções Naturais, Energias Renováveis e Tecnologias Alternativas, Comunidades Ecológicas, Irrigação e Produção de Alimentos. Serão oferecidas aulas, vivências, workshops, visitas e outras atividades no Kibbutz Lotan Green (Green Apprenticeship Course Syllabus). O Gira Mundo Israel representa um investimento de mais de R$ 845 mil.

Durante a solenidade, o governador Ricardo Coutinho ressaltou que a ideia do programa é fazer com que a educação dialogue com a realidade e também que os professores aprendam a conviver melhor com o semiárido, fazendo com que ele possa ser mais aproveitado. “Essa é nossa intenção com esse projeto em Israel. Não adianta fazer da educação uma prática de ensino que não tenha nada a ver com a realidade. Queremos que eles aprendam a conviver com o semiárido e façam com que ele seja aproveitado da melhor forma. Israel lida muito bem com a situação climática e consegue conviver com esta questão”, pontuou.

O chefe do Executivo estadual ainda lembrou que o governo do estado possui também o Gira Mundo Finlândia que está com inscrições abertas e já levou 75 professores para intercâmbios em universidades da Finlândia. “Os professores vão adquirir mais conhecimentos e educar melhor os nossos estudantes. Dessa forma, estamos incentivando o surgimento de uma nova geração, mais empoderada e com mais perspectivas de futuro”, observou Ricardo Coutinho.

O secretário da Educação, Aléssio Trindade, explicou que o Gira Mundo Israel representa a continuidade de um projeto de qualificação dos professores da rede estadual de ensino. “Este ano vamos mandar 80 professores para o intercâmbio na Finlândia e 20 para Israel. No caso de Israel, os selecionados viajarão em agosto e irão aprender a trabalhar com o aproveitamento da água, com agroecologia, construções sustentáveis, enfim, temáticas que têm tudo a ver com o semiárido paraibano. Israel é referência na agricultura e desenvolvimento de tecnologias para regiões com escassez de água, por isso escolhemos este local para mandarmos os professores”, afirmou.

Segundo a representante do Departamento de Relações Internacionais de Israel, Paola Carvalho, os professores vão atuar na área de sustentabilidade, ecologia e agricultura. “Todos eles vão trabalhar no sentido de construção de casas ecológicas, irrigação, tratamento da água, então, eles vão aprender nas comunidades Kibbutz no sul de Israel e depois, ao voltarem, irão aplicar os conhecimentos no semiárido paraibano”, afirmou.

O prefeito de Cuité, Charles Camaraense (PPS), comentou que a ação vai ser de grande importância para a região. “É mais uma inovação deste governo que, através do Gira Mundo, vai levar os professores para Israel. Lá eles vão conhecer exemplos de sucesso no uso da água e agricultura, para que possam ser aplicados no nosso semiárido. O governo do estado está de parabéns”, disse.

“Sou professora de Biologia em Cuité, onde tivemos a iniciativa de desenvolver um trabalho voltado para a sustentabilidade e a receptividade dos alunos foi muito boa. O Gira Mundo Israel vai fazer com que a gente associe as ações com o tema do semiárido. Já parabenizo o governo por mais este projeto”, falou a professora Elisângela Costa.