Governador visita residencial que vai beneficiar 64 famílias de comerciários

publicado: 06/07/2016 10h49, última modificação: 06/07/2016 10h49
ricardo e  condominio dos comerciarios_foto jose marques (2).jpg

Ricardo Coutinho lembrou, durante a visita, que 14 mil residências já foram entregues em cinco anos de gestão - Foto: Jose Marques/Secom-PB

tags: residencial vista bela , mangabeira , ricardo coutinho , minha casa minha vida

O governador Ricardo Coutinho visitou, na manhã dessa terça-feira (5), as obras do residencial Vista Bela I, em Mangabeira, que será composto por 64 apartamentos destinados a famílias de comerciários com renda mensal bruta de aproximadamente dois salários mínimos.

O conjunto terá dois blocos de térreo mais três pavimentos, sendo 32 unidades por bloco. O local, conhecido como condomínio dos comerciários, é fruto da parceria entre Governo Federal, Governo Estadual e sindicato dos comerciários. O valor do contrato é de mais de R$ 5,8 milhões e a obra deve ser concluída em 2018.

Na ocasião, Ricardo ressaltou que é um empreendimento especial para o Governo e principalmente para essas famílias: “Esta categoria é importantíssima por ser uma das que mais gera empregos e renda. Aqui em João Pessoa tem um peso fundamental e nós começamos a discutir há algum tempo a possibilidade de uma parceria dentro de um programa habitacional Minha Casa Minha Vida. Chegou o momento de contemplar essa categoria e hoje estamos visitando esta obra onde serão construídos 64 apartamentos”, falou.

O governador disse que o lugar onde o condomínio está localizado é privilegiado em acesso e infraestrutura: “Essa é uma das áreas mais valorizadas da cidade por ficar próxima de tudo. Aqui perto, daqui a alguns meses, o Estado deve inaugurar o Centro de Formação de Educadores, um investimento de quase de R$ 10 milhões. Também na região, no Cidade Verde, calçamos mais de 100 ruas, ou seja, o local é um dos mais adequados e valiosos da cidade e, para mim, é um empreendimento importante porque mostra que a Cehap está cumprindo seu papel. Chegamos a quase 14 mil casas entregues durante cinco anos. Não é fácil fazer política habitacional no país, mas continuamos avançando”, concluiu.

Formato

Os apartamentos possuem revestimento cerâmico no piso e nas paredes das áreas molhadas, sendo compostos por sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço, totalizando 42 m2.

O condomínio é dotado de infraestrutura básica: rede de abastecimento d’água, energia elétrica, rede coletora de esgotos e pavimentação em paralelepípedos. Também possui guarita, centro comunitário e área de lazer.

O projeto atende as especificações mínimas do programa Minha Casa Minha Vida, prevendo acessibilidade a pessoas com deficiência e a idosos.

Mais parcerias virão

A presidente da Companhia Estadual de Habitação Popular da Paraíba (Cehap), Emília Correia Lima, lembrou que o Governo do Estado pretende ampliar essas parcerias para outras categorias.

“Esse conjunto tem um aspecto diferente por ser focado em uma categoria. Pretendemos ampliar os empreendimentos em parceria com sindicatos de diversas categorias, mostrando o respeito que o Governo tem aos sindicatos e à sociedade civil organizada. No caso do Residencial Vista Bela I entramos com o terreno e com a organização da obra que deve ser entregue em 2018”, afirmou.

Sonho

De acordo com o presidente do Sindicato dos Comerciários, Rogério Braz, o residencial representa um sonho realizado: “Este é o primeiro condomínio voltado para nossa categoria, fizemos este café da manhã para mostrar nossa satisfação. Através do Governo do Estado, que fez a doação do terreno e do Governo Federal com o Minha Casa Minha Vida, estamos sendo contemplados com estes apartamentos. Os moradores já foram selecionados através de sorteio de forma democrática e respeitando a necessidades de acessibilidade. Graças a Deus todos estão satisfeitos com esta obra”, comemorou.

O comerciário Aguinaldo Alves agradeceu a obra e disse que agora vai se livrar do aluguel. “Esse apartamento é uma benção do Senhor. Estou muito feliz, porque fui sorteado, vou sair do aluguel e morar no que é meu, no local que eu lutei para conquistar. Trabalhei minha vida toda como comerciário e ser valorizado por isso é gratificante. O lugar é muito bem localizado”, avaliou.

“Hoje moro na casa de uma das minhas filhas, em Tibiri, na cidade de Santa Rita. Estou muito agradecida e ansiosa para que estes apartamentos fiquem logo prontos. Aqui em Mangabeira tem todo tipo de comércio e o acesso para outros bairros é rápido. Os comerciários estão de parabéns”, disse Luísa Dias, umas das beneficiadas.

Adriana Soares também é comerciária e também comemora a conquista do imóvel próprio: “Eu e meu marido moramos aqui em Mangabeira, mas na casa de parentes. Agora que fomos sorteados estamos muito felizes. Esse condomínio é uma benção”.