Governo anuncia Hospital de Campanha no estacionamento do Metropolitano, em Santa Rita

publicado: 31/03/2020 11h40, última modificação: 31/03/2020 11h40
d508a066-7879-4765-80a5-f100c6bcee24.jpeg

- Foto: Foto: Francisco França

tags: JOÃO AZEVÊDO , HOSPITAL DE CAMPANHA , METROPOLITANO , SANTA RITA , CORONAVÍRUS

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (30), durante o programa semanal ‘Fala Governador’, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara, a instalação de um Hospital de Campanha, que será montado no estacionamento do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, Região Metropolitana de João Pessoa, que irá disponibilizar, inicialmente, 100 leitos de enfermaria para atender os pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. Ele afirmou que a gestão estadual também trabalha para ativar dois hospitais em Campina Grande, com o objetivo de ampliar o número de leitos na região da Rainha da Borborema.

“Esse Hospital de Campanha poderá chegar a 200 leitos, em caso de necessidade. Nós estamos trabalhando para oferecer o maior número de leitos para atender a população porque só com a união de esforços e o isolamento social, vamos passar por este momento”, pontuou.

O gestor também destacou que a Paraíba receberá hoje novos Kits para a realização de exames para o diagnóstico da Covid-19, que passaram a ser realizados no Estado desde a última semana, assegurando a celeridade no resultado dos testes. Além dos kits, a gestão estadual fez aquisições de testes rápidos, respiradores e equipamentos de proteção individual (EPIs) para dar suporte aos atendimentos nas unidades hospitalares.

Pacotes econômico e social - Durante o programa ‘Fala, governador’, João Azevêdo anunciou que lançará, ainda esta semana, pacotes econômico e social, para atender a população mais vulnerável durante o período de isolamento social. De acordo com ele, o pacote econômico envolverá diversas áreas da economia, como a agricultura familiar, a partir da liberação de microcrédito e de outras ações. “Nós vamos fazer essa implantação já a partir da próxima semana para que as coisas aconteçam da maneira mais rápida possível, protegendo esse segmento da população”, falou.

Agradecimento aos profissionais de Saúde e da Segurança - O governador dedicou uma parte do programa para fazer um agradecimento especial aos profissionais de Saúde e da Segurança Pública que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus. “Nós estamos vivendo um momento difícil e essas pessoas estão protegendo a população do nosso Estado, dando o seu melhor de uma maneira extraordinária e, por isso, eu presto esse reconhecimento a toda a equipe da Secretaria de Saúde, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros”, disse.

O gestor também evidenciou o trabalho das reeducandas da Penitenciária Feminina Maria Júlia Maranhão, que estão confeccionando máscaras cirúrgicas, destinadas às policiais penais e equipes de saúde de todo o Sistema Penitenciário, bem como a profissionais da Secretaria de Estado da Saúde.

Ele ainda destacou a atuação da imprensa que tem levado a informação correta aos paraibanos e combatido as fake news, disseminadas, na maioria dos casos, nas redes sociais, e agradeceu a compreensão dos paraibanos acerca da necessidade do isolamento social. “O povo tem compreendido a necessidade de ficar em casa, estamos passando por um momento muito complicado, mas venceremos porque isso é temporário e as coisas voltarão ao normal. Tenho certeza de que sairemos mais fortes dessa pandemia, mais solidários, com relações familiares mais fortes porque é isso que realmente importa na nossa vida”, concluiu.