Notícias

Governo assina quarto pacto pelo Programa Água Doce e apresenta ações realizadas na PB

publicado: 29/11/2018 09h07, última modificação: 29/11/2018 09h07
Governo assina o IV Pacto Nacional de Execucao do Programa agua Doce e apresenta acoes realizadas na 2.jpg

Secretário de Estado destacou a importância da implantação dos dessalinizadores para as comunidades rurais do Cariri e Curimataú - Foto: Divulgação/Secom-PB

tags: programa água doce


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia (Seirhmact), assinou o IV Pacto Nacional de Execução do Programa Água Doce (PAD). O ato ocorreu nessa quarta-feira (28), durante o Encontro Nacional do PAD – 2018 e do Encontro Regional “Brasil que Cuida das Águas” – Região Nordeste, que está sendo realizado até esta quinta-feira (29), em Salvador (BA). A Paraíba está sendo representada pelo secretário da Seirhmact, Deusdete Queiroga, e o evento conta ainda com a participação da coordenação do PAD na Paraíba, de gestores de órgãos federais, estaduais, municipais e sociedade civil. 

O secretário Deusdete Queiroga, que na ocasião apresentou um painel com os resultados obtidos pelo PAD na Paraíba, destacou a importância da implantação que os dessalinizadores tem trazido para as comunidades rurais e urbanas das regiões: do Cariri e Curimataú do Estado. “O Programa Água Doce usa a tecnologia de dessalinização de água de poços artesianos e entrega a população água de excelente qualidade”, observou Deusdete, ressaltando a necessidade de que esse importante programa seja mantido, e mais que isso, seja ampliado nos próximos anos. 

O evento objetiva apresentar os resultados alcançados até o momento, bem como o planejamento de atividades para 2019 e os Planos Estaduais do PAD para 2020-2029. Nesta quinta-feira (29), dando continuidade ao processo de formulação do Programa Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas será realizado o Encontro Regional "O Brasil que cuida de suas Águas: construindo as bases para o Programa Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas - Região Nordeste". 

O PAD vai atender na Paraíba a 93 comunidades rurais, contemplando cerca de 50 mil pessoas de mais de 40 municípios do Semiárido paraibano. A iniciativa é executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia (Seirhmact), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e conta com um investimento de mais de R$ 22 milhões. Atualmente, 46 Sistemas estão operando, beneficiando diretamente 4.257 famílias e 16.052 pessoas. Contabilizando com as mais de 150 instituições (Escolas, PSFs, Unidades Básicas de Saúde, associações de moradores, Igrejas, entre outros) que levam água para o consumo de mais de 30 mil beneficiados. 

Em nível nacional, até o momento, já foram implantados 589 sistemas nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe, atendendo 236 mil pessoas com água de qualidade para consumo humano. Além disto, 3.400 comunidades foram diagnosticadas e aproximadamente 1.800 operadores foram capacitados para operar os dessalinizadores.

Programa Água Doce

O Programa Água Doce é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério doMeio Ambiente, em parceria com cerca de 200 instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil, queatende prioritariamente comunidades rurais localizadas no Semiárido Brasileiro e faz parte do Programa Águapara Todos do Plano Brasil Sem Miséria.

O Programa busca estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para oconsumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, incorporando cuidadosambientais e sociais na gestão de sistemas de dessalinização.