Governo avalia resultados do ‘Soma – Pacto pela Aprendizagem na PB’

publicado: 18/12/2017 20h35, última modificação: 18/12/2017 20h35
18-12-2017-F-soma.jpg

Foram feitas mais de 500 mil avaliações com mais de 235 mil estudantes, formação para mais de 3 mil gestores e os avanços em 2017 são de mais de 30% comparados aos dados de 2016 - Foto: Diego Nóbrega

tags: soma , educação , estudantes , ensino fundamental

Da redação com Secom-PB

Prefeitos, secretários municipais da Educação, gerentes executivos e regionais da Secretaria de Estado da Educação (SEE), técnicos, coordenadores municipais e coordenadores regionais do Soma participaram, nesta segunda-feira (18), do ‘Seminário Estadual do Soma – Pacto pela Aprendizagem na Paraíba’. O evento ocorreu no Centro de Formação de Educadores Elisa Bezerra Mineiros, em Mangabeira, na capital, e contou com a participação do secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, da secretária executiva de Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho, do secretário executivo de Administração, Suprimentos e Logística da Educação, Arthur Viana, e do secretário de Estado da Articulação Municipal, Buba Germano.

O objetivo do evento foi apresentar os resultados das avaliações do Soma em 2017, divulgar as iniciativas para 2018 e premiar os municípios e gerências regionais destaques no gerenciamento do programa. Também fizeram parte da mesa de honra a representante do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), Lina Kátia, e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Evangelina Faria, que são parceiros da SEE no Programa.

A solenidade contou também com a presença da professora da Escola Estadual Henrique Dias, de João Pessoa, Dayanne Barbosa, que se destacou em evento promovido pela Coordenação do Ministério da Educação MEC/Pnaic (Pacto pela Aprendizagem na Idade Certa), na semana passada, em São Paulo, onde destacou o melhor resultado da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), em 2016, na Paraíba.

O secretário Aléssio Trindade fez a apresentação dos números do Soma elencando os resultados de cada disciplina e a evolução dos índices e ressaltou a importância do Pacto pelo Desenvolvimento Social implantado pelo governo do estado, que teve início em 2016, com a implementação do projeto de colaboração com os municípios. “Em função disso, tivemos várias ações como distribuição de ônibus, de mobiliários e a criação do programa Soma, que levou para as redes municipais a expertise de avaliação e do sistema de gestão que vêm sendo desenvolvidos na rede estadual. Todos os dados estão num sistema informatizado para que cada município tenha acesso a seus dados, por aluno, sala e escola”, explicou.

Segundo o secretário, foram feitas mais de 500 mil avaliações com mais de 235 mil estudantes, formação para mais de 3 mil gestores e os avanços em 2017 são de mais de 30% comparados aos dados de  2016 da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), divulgados recentemente pelo governo federal, com base na proficiência de Português e Matemática dos alunos do 3º ano do ensino fundamental. “São muitos avanços, para iniciarmos o ano letivo com um mapa de intervenção pedagógica diagnosticado para as redes estadual e municipais”, observou.

Na ocasião, foram entregues troféus e certificados aos quatro destaques do programa em nível de melhoria na alfabetização e letramento entre os 70 municípios com melhores índices em Língua Portuguesa e Matemática, nas avaliações somativas (Soma). Foram agraciados o prefeito do Município de Boqueirão, João Paulo Segundo (PSD), o prefeito de Solânea, Kaiser Rocha (DEM), o prefeito de Juripiranga, Paulo Dália (PSB), e o prefeito de Mataraca, Egberto Coutinho (PTB).

Para o prefeito Kaiser Rocha, que falou em nome dos demais prefeitos, o Soma é de fundamental importância para a educação dos municípios. “O município de Solânea recebe esses resultados para que possamos melhorar a cada dia, fruto das avaliações do Caed, que vêm sendo feitas com os alunos, visando conhecer as deficiências da rede municipal para que possamos enfrentá-las”, atestou.

O prefeito de Umbuzeiro, Nivaldo Araújo (PSB), considera o programa Soma uma ação de grande importância por meio da qual o governador Ricardo Coutinho (PSB) vem contribuindo com as administrações de todos os municípios do estado. “O Pacto pelo Desenvolvimento da Paraíba é um marco que ele vai deixar para as futuras gerações. Um exemplo a ser seguido. O município recebeu dois ônibus, laboratório de informática, kits de carteiras escolares e fomos contemplados com a construção de uma escola para o funcionamento do ensino fundamental II”, contou Nivaldo.

Também foram agraciadas com premiações as quatro Regionais com melhor desempenho em Português e Matemática no 9º ano do ensino fundamental, as Regionais de Cuité (4ª GRE), Monteiro (5ª), Cajazeiras (9ª) e Patos (6ª). O gerente da GRE de Monterio, Ary Prata, recebeu certificado em nome das demais Gerências Regionais de Educação (GREs).

Objetivo

O Programa Soma tem como objetivo assegurar que todos os estudantes sejam alfabetizados na idade certa, até o 3º ano do ensino fundamental, e corrigir o déficit de aprendizagem dos que chegam ao 5º até o 9º ano, visando a qualidade e a equidade educacional no estado. Para isso, dispõe de diversas iniciativas, entre elas a avaliação e monitoramento do desempenho dos estudantes, a formação de professores e o desenvolvimento profissional de gestores, além de material didático. Essas iniciativas são garantidas a partir da cooperação firmada entre o estado e 219 municípios da Paraíba.