O governador João Azevêdo foi recebido, nesta quarta-feira (28), em Brasília, pelo embaixador da Espanha, Fernando Garcia Casas, ocasião em que recebeu o convite para apresentar as oportunidades de investimentos e potencialidades da Paraíba na Câmara do Comércio Brasil-Espanha, em São Paulo, no mês de setembro. Na oportunidade, também ficou definida a presença do embaixador em João Pessoa, para acompanhar o embarque dos alunos do programa Gira Mundo ao país, no próximo mês.
Durante o encontro, o chefe do Executivo estadual também tratou da agenda dos governadores do Nordeste em países europeus, na segunda quinzena de novembro, agradeceu o apoio da Embaixada da Espanha aos intercambistas do programa Gira Mundo e destacou a importância do fortalecimento de parcerias com o país.
Entre 2017 e 2019, o Governo do Estado, por meio do programa Gira Mundo, já enviou mais de 120 alunos e 14 professores para a Espanha, o que representa investimentos de cerca de R$ 3 milhões.
Por sua vez, o embaixador da Espanha agradeceu a recepção do Governo do Estado aos dirigentes da Aena, empresa que irá gerir os aeroportos Castro Pinto, na Grande João Pessoa, e Presidente João Suassuna, em Campina Grande, a partir de 2020, e revelou o interesse de grupos espanhóis de investir no Polo Turístico Cabo Branco. De acordo com Fernando Garcia, uma missão espanhola deve visitar a Paraíba em fevereiro do próximo ano para conhecer as potencialidades do Estado. Já em outubro, o Centro de Convenções deverá sediar um evento em alusão à Data Nacional da Espanha, ocasião em que várias autoridades do país estarão presentes na Capital paraibana.
Os secretários Marialvo Laureano (Fazenda), Gilmar Martins (Planejamento, Orçamento e Gestão), Deusdete Queiroga (Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente), Adauto Fernandes (secretário executivo da Representação Institucional) e Fábio Andrade (procurador-geral do Estado) participaram do encontro.