Governo entrega reforma da Funad e garante centro especializado em Sousa

publicado: 05/03/2018 21h05, última modificação: 05/03/2018 21h13
7.jpg

Obra possibilitou espaços e equipamentos para a implantação de novos serviços voltados para os usuários - Foto: Evandro Pereira

tags: souza , reforma , funad , apoio , governo da paraíba

Cardoso Filho

O governador Ricardo Coutinho (PSB) anunciou nesta segunda-feira (5) a entrega do Centro Especializado em Reabilitação Tipo IV, no Conjunto Mutirão, na cidade de Sousa, onde o estado está investindo cerca de R$ 10 milhões. O anúncio foi feito durante entrega das reforma e ampliação da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), no Bairro dos Estados, em João Pessoa.

Nas obras da Funad, o governo do estado investiu mais de 2,3 milhões. No novo espaço, será ampliada a oferta de atendimento com novas ações e melhoria de alguns serviços já existentes. Além das novas salas de reabilitação, o ambiente possui acessibilidade e irá atender todas as áreas da deficiência. Mais de 1.600 pessoas com deficiência serão atendidas. O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Gervásio Maia (PSB), deputados estaduais, vereadores e auxiliares do governo estiveram presentes.

Ricardo Coutinho fez um balanço das ações do governo do estado voltadas para os portadores de deficiência. Lembrou que em 2011 a Funad atendia apenas nove autistas isolados e tinha salas acanhadas e sem as mínimas condições. Hoje a instituição tem cerca de 390 autistas que a partir da entrega desse equipamento terão salas climatizadas. Segundo a presidente da Funad, Simone Jordão, as entregas feitas nesta segunda-feira pelo governador irão possibilitar a implantação de três novos serviços no órgão: regulação sensorial, específico para autistas, que tem a finalidade de proporcionar o desenvolvimento das habilidades do sistema nervoso, para que ele consiga processar os estímulos sensoriais normalmente; circuito funcional, que possibilita um atendimento focado para a melhoria funcional dos usuários por meio de alongamentos, relaxamento e consciência corporal, também voltado para autistas; e reabilitação física (manutenção), que tem por objetivo atender pacientes que são parcialmente ou totalmente dependentes, que chegaram no limiar de funcionalidade possível, mas que necessitam desse serviço para a manutenção das suas habilidades motoras, cuja atividade contempla pessoas com deficiência física.

Além desses novos serviços, os Núcleos de Esportes e Artes serão transferidos para o novo prédio, ganhando um espaço adequado, com acessibilidade e ampliando sua capacidade de atendimento. Ao todo, serão beneficiadas com este novo equipamento 1.621 pessoas com deficiência. Ricardo visitou as salas e conheceu os equipamentos. “Esta é a segunda etapa da grande reforma que fizemos na Funad. Hoje esta fundação tem o maior atendimento público do Brasil para autistas, quando assumi eram nove autistas sendo atendidos, atualmente são 390 pessoas atendidas por 31 profissionais. E dentro de pouco tempo queremos inaugurar um Centro Especializado em Reabilitação Motora em Sousa, que atenderá autistas e todos aqueles que precisem de reabilitação motora”, afirmou.

Na ocasião, o governador também ressaltou que, nos últimos anos, várias ações foram realizadas para recuperar e ampliar a qualidade da Funad. "Criamos o Centro de Esclerose Múltipla, inauguramos o novo Ginásio Poliesportivo, recuperamos as piscinas, implantamos um serviço especializado ao atendimento do autista. Hoje a Funad atende 390 autistas, enfim são muitas ações", observou.

A presidente da Funad enfatizou que desde 2011 o governo do estado vem lutando para ampliar o acesso das pessoas com deficiência aos serviços da Funad. “Essas pessoas precisam ter um espaço digno e muitos investimentos foram feitos de forma responsável, para que este segmento populacional tenha acesso ao atendimento com qualidade. Os serviços inaugurados hoje pensam em especial na atenção aos autistas. Temos uma rede pública de reabilitação adequada que dá uma resposta às necessidades das pessoas autistas”, destacou. "Cerca de R$ 8 milhões já foram investidos por esta gestão em melhorias aqui na Funad. Essa ampliação é mais uma das ações que vem aprimorar o atendimento para pessoas com deficiência", comentou o secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevêdo.

Avanço

Isabela Lima é presidente do Instituto Vida Autismo da Paraíba, que funciona no Bairro do Valentina, em João Pessoa. Ela comentou que o serviço é mais um avanço no atendimento ao autista. “A inauguração deste serviço é um grande passo, porque amplia a possibilidade do tratamento transdisciplinar, já que é necessário que haja várias especialidades para tratar o autismo. Este espaço oferece vários serviços e vai ajudar muito”, frisou.